Deputado cobra esclarecimentos sobre fechamento de usina no Ceará 

A Usina de Biodiesel de Quixadá, no interior Ceará, teve o seu fechamento confirmado oficialmente pela Petrobras para o início de novembro, o que deverá gerar prejuízos para o Ceará , principalmente para agricultores, pescadores e catadores de recicláveis, além de considerável impacto ambiental.

Deputado cobra esclarecimentos sobre fechamento de usina no Ceará - Petrobras

Para destacar a importância da unidade para o desenvolvimento do Estado e a geração de emprego e renda, tentando impedir que sejam fechadas as portas da usina implantada em 2008, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) cobra esclarecimentos do presidente da Petrobras, Pedro Parente, com quem pretende se encontrar para tratar do assunto.

"Enquanto o mundo caminha na direção do combustível mais limpo e menos poluente, a notícia do fechamento da usina de biodiesel de Quixadá causa surpresa e incompreensão. Caso venha a ser confirmada, vai representar um enorme prejuízo para as famílias que foram incentivadas pela mesma Petrobras a plantar mamona para fornecer à usina", alerta o deputado Chico Lopes, apontando danos para a agricultura familiar, fomentada pela própria Petrobras, que fornecia sementes e assistência técnica aos agricultores.

"Além dos agricultores, também serão prejudicados os pescadores que vendiam óleo de peixe e os catadores que vendiam materiais recicláveis com resíduos de óleo", aponta Chico Lopes, ressaltando que, segundo a própria Petrobras, pelo menos 1.300 agricultores familiares terão prejuízo caso o fechamento da usina venha a se confirmar.

"Vamos à Petrobras levar os argumentos dos técnicos que entendem dessa área e que já apontaram que existe, sim, uma demanda muito grande pelo biodiesel. A continuidade da usina está mais do que justificada", diz, citando cálculo do engenheiro químico Expedito Parente Júnior (filho do grande inventor do biodiesel, Expedito Parente) demonstrando que a usina poderia até dobrar a sua produção, que ainda assim haveria demanda para o combustível no Ceará e nos estados vizinhos.

Apenas no Ceará?

"Outro ponto a ser esclarecido pela Petrobras é por que ela informa, no seu comunicado oficial, que somente a usina de biodiesel do Ceará é que será fechada, enquanto as outras usinas, em Minas Gerais e na Bahia, vão continuar a funcionar", acrescenta Chico Lopes.

"Por que esse tratamento diferenciado, se aqui há demanda para o biodiesel e se a própria Petrobras fez todo esse investimento na usina de Quixadá, inclusive mobilizando a população em torno desse empreendimento? Somos a favor da continuidade do funcionamento das três usinas, inclusive da cearense. Exigimos explicações e vamos lutar pela continuidade das atividades da usina de Quixadá", complementa o parlamentar.