CUT e Cinemateca fazem mostra inédita sobre trabalhadores

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Cinemateca Brasileira realizam, entre os dias 1º e 4 de junho, uma mostra de filmes intitulada Imagens do Trabalhador. A mostra é a primeira atividade conjunta entre as duas instituiç

Composta por 17 filmes nacionais e estrangeiros, entre longas de ficção, documentários e curtas reunidos pela primeira vez, a mostra antecede o 9º Congresso Nacional da CUT, que será realizado entre os dias 5 e 9 de junho, em São Paulo.

Segundo a CUT, o objetivo da atividade é promover um diálogo entre o público amante de cinema e o movimento sindical. Essa troca vai permitir a descoberta ou revisão de obras importantes que têm o mundo do trabalho e o movimento sindical como protagonistas, e também uma reflexão sobre os rumos do sindicalismo nacional.

Além dos filmes programados, haverá uma mesa de debates no dia 2 de junho, a partir das 19h, com o tema A Classe Operária Ainda Vai ao Cinema?.

O propósito da mesa é analisar os rumos da produção cinematográfica brasileira e sua relação com o mundo do trabalho, sob a seguinte perspectiva: as diversas abordagens sobre o movimento sindical e o operariado no cinema, passando pelos momentos em que estes se apresentam como protagonistas, e também pelos períodos em que se colocam como elementos secundários da ação cinematográfica, em filmes que apontam para uma discussão do universo do trabalho sem que os movimentos coletivos sejam apresentados como força narrativa principal.

O debate irá abordar a seguinte questão: mudaram as opções estéticas e temáticas dos filmes sobre o trabalhador, mudou a conjuntura política ou mudou o sindicalismo?

Confirmaram presença no debate João Batista de Andrade (cineasta e secretário de Estado da Cultura de São Paulo), Giuseppe Cocco (professor-doutor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Comunicação e Trabalho) e Renato Tapajós (cineasta).

Serviço
Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
próxima ao Metrô Vila Mariana
Mais informações pelos telefones: 5084-2177 (ramal 210) ou 5081-2954
ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia-entrada)
 
Trabalhadores sindicalizados com a apresentação de carteirinha, bem como trabalhadores que apresentem carteira de trabalho ou recibo de autônomo, pagam meia-entrada. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.
 
Programação
Dia 1/6
17h – Brasilianas nº 5 – Cantos de trabalho: cana-de-açúcar; Coal face; e Tempos Modernos
19h – A classe operária vai ao paraíso
21h20 – Peões
 
Dia 2/6
17h – Greve; e Braços cruzados, máquinas paradas
19h – Debate: A classe operária ainda vai ao Cinema?
21h10 – Chapeleiros; e Garotas do ABC

Dia 3/6
16h – Companhia Docas de Santos
17h20 – Trabalhadoras metalúrgicas; e Linha de montagem
19h15 – Kuhle Wampe
20h50 – Os companheiros
 
Dia 4/6
14h – Coal face; e Companhia Paulista de Estradas de Ferro
15h15 – O machão
17h – A queda
19h15 – Peões
21h – Garotas do ABC