Papa Francisco critica os muros e barreiras contra a imigração

O papa Francisco criticou nesta quarta-feira (26) os muros e barreiras erguidos em algumas partes do mundo para fechar a passagem aos imigrantes.

Papa Francisco

Na catequese da Audiência Geral da última quarta-feira do mês, o Sumo Pontífice criticou as atitudes de fechamento que lamentavelmente surgem no contexto da crise econômica, a respeito da imigração.

Ao referir-se às causas deste fenômeno, mencionou a crise econômica, os conflitos armados e as mudanças climáticas, os quais obrigam tantas pessoas a emigrar.

No entanto, as migrações não são um fenômeno novo, mas que pertencem à história da humanidade. É falta de memória histórica pensar que estas sejam algo próprio de nosso tempo, advertiu.

Francisco lamentou que às vezes a obra silenciosa de muitos homens e mulheres que, de diversos modos, se oferecem para ajudar e assistir aos migrantes 'seja ofuscada pelo murmúrio de outros que dão voz a um instintivo egoísmo'.

A isolamento não é a solução, ao contrário, termina por favorecer os tráficos criminosos e acrescentou que "a única via de solução é aquela da solidariedade", disse.