Fracassa tentativa de Temer de abafar crise entre os poderes 

Fracassou a tentativa do presidente ilegítimo Michel Temer de promover uma conciliação entre os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em encontro que desejava realizar nesta quarta-feira (26), no Palácio do Planalto. O encontro foi desmarcado depois que Carmem Lúcia disse que não participaria do almoço por causa da agenda lotada. 

Fracassa tentativa de Temer de abafar crise entre os poderes

A agenda da ministra divulgada pelo STF previa um almoço na Nunciatura Apostólica com o núncio Dom Giovanni d’Aniello.

Temer quer evitar os desdobramentos da crise política estabelecida com o golpe que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff. A Operação Lava Jato, que se tornou a principal arma do golpe contra a democracia no país, produziu um racha entre os poderes Legislativo e Judiciário após a Polícia Federal prender, na última sexta-feira (21), quatro membros da Polícia Legislativa, nas dependências do Senado, com autorização de um juiz de 1ª instância, desobedecendo a Constituição.

Renan criticou o juiz e o ministro da Justiça Alexandre de Moraes. Cármem Lúcia saiu em defesa do juiz e agora, após evitar o encontro conciliatório, anunciou para o próximo dia 3 de novembro o julgamento da ação ajuizada pela Rede Sustentabilidade contra Renan, acusado de responder a ações penais por crimes comuns e portanto não poder fazer parte da linha sucessória da Presidência da República. O presidente do Senado está na linha sucessória e é alvo de 11 inquéritos no STF.

A crise institucional que vai se definindo após o golpe ameaça a agenda de Temer, que quer ver aprovada, até o final do ano, a PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos. Aprovada esta semana na Câmara, a matéria chega nesta quarta-feira no Senado apara apreciação.

Pelos desdobramentos da disputa entre Cármem Lúcia e Renan, Temer tem motivo para muitas preocupações.