Luta contra PEC 241 mobiliza estudantes em Pernambuco 

Centenas de estudantes ocupam as instalações das principais universidades públicas de Pernambuco em protesto contra a aprovação da PEC 241, que vai limitar os gastos do governo federal por 20 anos, medida que trará forte impacto sobre áreas essenciais como saúde, educação e programas sociais. A votação da PEC do Fim do Mundo, em segundo turno, na Câmara dos Deputados está marcada para esta terça-feira (25), a partir das 16h, em Brasília (DF). 

Luta contra PEC 241 mobiliza estudantes em Pernambuco - Rebeca Ângelis/LeiaJáImagens

Nesta terça-feira, pela manhã, professores se juntaram aos estudantes que ocupam o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. Segundo a universidade, por causa da paralisação dos docentes, as aulas serão ministradas de acordo com o interesse de cada professor. O campus da UFPE em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, também está ocupado pelos alunos.

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (foto acima), os estudantes trancaram os portões do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe) na noite desta segunda (24). Além da PEC 241, os universitários lutam pela saída de Michel Temer da Presidência da República e do ministro da Educação, Mendonça Filho, e contra a MP 746, que altera as regras do ensino médio.

Na Universidade de Pernambuco (UPE) (foto acima), os estudantes ocupam o prédio da reitoria da instituição estadual desde a tarde de quinta-feira (20). Os alunos dos campus de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, Palmares, na Zona da Mata Sul, e Petrolina, no Sertão, também promovem ocupações. Além da PEC 241 e da MP 746, os universitários protestam contra as dificuldades no repasse de bolsas e no pagamentos dos funcionários públicos da universidade.

“A intenção não é só parar a universidade e demonstrar repúdio, mas promover, com o apoio de professores, palestras, oficinas de política, história, para debater a conjuntura política na UPE e até envolver a comunidade do entorno. A UPE não deve se limitar aos seus muros, é uma instituição pública”, defendeu um estudante participante do Ocupe, que não quis se identificar.

A mobilização também acontece o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) (foto acima). Os alunos realizaram aula ao ar livre, quando os estudantes discutiram com professores a reforma do ensino médio (MP 746) e a PEC 241.

Ato público

Na tarde desta terça-feira (25), a Frente Povo Sem Medo promove ato público em protesto contra PEC 241, que estabelece limite de gastos públicos para os próximos 20 anos. A concentração deve começar às 16h, na Praça do Derby, mesmo horário previsto para o início da votação na Câmara dos Deputados em segundo turno. Além da capital pernambucana, outras sete cidades realizam atos contra a PEC.

Audicéa Rodrigues, com informações do NE10, G1 PE e LeiaJá.
Do Recife