82 universidades já estão ocupadas contra a PEC 241; confira imagens

As 63 universidades federais brasileiras passam por um momento delicado. Com 45% de cortes orçamentários previstos para 2017 e o impacto nocivo que a PEC 241 causará no congelamento dos investimentos ao longo das próximas décadas, professores, estudantes e técnicos administrativos protestam, em diversas regiões do país, contra as medidas de desmonte propostas pelo governo Temer.

80 universidades já estão ocupadas contra a PEC 241; confira imagens - UNE

Segundo informações da União Nacional dos Estudantes (UNE), 70 campi universitários estão ocupados contra a PEC 241.

Caso seja aprovada a PEC 241, as universidades federais enfrentarão um quadro semelhante ao dos anos 90, quando o tucano Fernando Henrique Cardoso presidia o país: Cortes de matriculas e bolsas, a não abertura de concurso para professores e técnicos administrativos, enxugamento da assistência estudantil e paralisação das obras de expansão física da universidades. Reitores, inclusive, já declaram que, com o orçamento previsto pelo MEC, sem levar em conta o impacto da PEC, não será possível arcar com todas as demandas financeiras das instituições.

Para dizer não ao desmonte da educação pública, diversas ocupações e manifestações estão ocorrendo. 
Confira abaixo imagens e vídeos das ações: 


Estudantes da UESB Campus Jequié na mobilização e fechamento dos portões contra a PEC 241

A Universidade Federal do Paraná fo ocupada nesta segunda-feira (24) 

Na tarde dessa segunda-feira, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Kennedy, MG, declarou estado de ocupação e greve geral na instituição, em denúncia à PEC 241, que prevê o congelamento de investimento na saúde e na educação por duas décadas.

Na quinta-feira 20 ocuparam o Instituto Federal Goiano – campus da cidade de Urutaí contra a PEC 241.

Nesta terça-feira (25), o Instituto de Geociências (IGC) da UFMG foi paralisado, e em Assembleia ocorrida no final da tarde foi decidido que o edifício será totalmente ocupado pelos estudantes contra a PEC 241.



Ato contra a PEC 241 encerra na Faculdade de Educação da UFRGS, com intervenções artísticas e culturais. O protesto, com quase 3 horas de caminhada pelas ruas do Centro, Bonfim e Cidade Baixa, foi duramente reprimido nas imediações da Universidade Federal. Os manifestantes se abrigaram no campus, o que não impediu a Brigada Militar de continuar jogando bombas de gás lacrimogêneo.




A reitoria da Universidade Federal de Alfenas-MG, foi ocupada nesta segunda-feira (24
)

Nesta segunda-feira (24), em São Paulo aconteceu o dia de paralisação em defesa da Universidade Federal do ABC, e ao Dia Nacional de Luta Contra a PEC 241.

O edifício do Centro de Atividades Didáticas (CAD 2) da UFMG foi ocupado na manhã desta segunda-feira (24) pelos alunos dos cursos de ciências humanas.



Na cidade de Sinop, no interior do Mato Grosso, a Pró Reitoria da UFMT, Campus Sinop ocupado contra a PEC 241 nesta manhã, 24.




UFPA Campus Abaetetuba/ Pará- Ocupado!