Campanha coleta votos contra o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba

Às vésperas da 25ª Assembleia Geral da ONU para debater o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba, a ilha disponibiliza um serviço de votação online para coletar apoio. Através do site www.cubavsbloqueo.cu é possível manifestar rechaço ao bloqueio norte-americano que já foi reprovado por diversas vezes nas Nações Unidas, mas ainda assim, persiste sufocando o povo cubano.

Campanha contra o bloqueio em Cuba - Reprodução

Mesmo com a retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, em 2014, o bloqueio econômico, comercial e financeiro, parece estar longe do fim.

No ano passado apenas dois países membros da ONU votaram a favor do bloqueio: Estados Unidos e Israel, os demais todos foram contrários. Mas a votação novamente não serviu para pressionar o Congresso norte-americano. Ou seja, mesmo que o presidente Barack Obama já tenha manifestado a intensão de derrubar o bloqueio, é necessário que o projeto seja aprovado pelo Congresso.

Nesta quarta-feira (26) os países membros vão se reunir uma vez mais para debater a aprovação de uma resolução condenando o bloqueio, que viola todas as normas internacionais. Das outras 24 vezes a resolução foi aprovada

Para participar da votação online, basta acessar o site e votar com um clique.