Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo: violência é para esvaziar atos

Nota divulgada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo orienta a militância a não se envolver em nenhum ato de violência na manifestação prevista para esta segunda-feira (24), no Rio de Janeiro. O até é contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que prevê o congelamento por 20 anos de recursos para Saúde e Educação, entre outros direitos. No final do ato do dia 17 de outubro contra a PEC, os manifestantes foram agredidos pela Política Militar (PM).

Ato no Rio de Janeiro contra PEC 241 - Mídia Ninja
Segundo a nota, “a violência nos protestos interessa àqueles que querem esvaziar as mobilizações" e são favoráveis ao "congelamento dos investimentos”. Na sexta-feira (21), as duas frentes se reuniram com o comanda do Polícia Militar do Rio para comunicar o trajeto do ato e reafirmar o caráter pacífico do protesto.
 
Confira na íntegra a nota
Confira nota oficial publicada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo sobre trato de não violência por parte dos movimentos em ato que ocorre no Rio de Janeiro nesta segunda-feira.
Tendo em vista os últimos acontecimentos no Rio de Janeiro, a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo vem por meio desta se comunicar com a população. As frentes compreendem e valorizam o livre direito de manifestação, direito esse arduamente conquistado em anos de luta pela democracia. Os movimentos que compõe as frentes sempre se esforçaram para garantir a segurança de todos os presentes em seus atos, organizados com começo, meio e fim e uma unidade política que sempre partiu do princípio da não violência.
Nessa segunda-feira 24/10 será realizado no centro do Rio, um ato contra a PEC 241, que tem por finalidade congelar investimentos em áreas fundamentais do desenvolvimento social, tais como a saúde e a educação. O ato será contra a aprovação da Proposta de Ementa a Constituição e por democracia. Toda e qualquer manifestação de violência não será oriunda da organização do ato. Entendemos inclusive, que dada a conjuntura política no país e principalmente na cidade de Rio, a violência nos protestos interessa àqueles que querem esvaziar as mobilizações, aprovar as medidas de congelamento dos investimentos no congresso mas também, usar tais acontecimentos para favorecimento eleitoral, dias antes da votação no segundo turno das eleições municipais.
 
Os movimentos que compõe as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estiveram com Coronel Luís Henrique Marinho Pires do 12 BPM da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em reunião na última sexta-feira 21/10 às 14h para repassar o trajeto do ato. Assim, convocamos a participação de todas e todos ao ato no dia 24, que sairá da Candelária a partir das 17h rumo a Cinelândia. Assim, reafirmamos nosso compromisso de um ato organizado e pacífico e chamamos a população nesse momento para lutar pelos direitos conquistados e clamamos pelas manifestações que são parte da democracia.
 
Confira  aqui o evento no Facebook