Nove instituições de ensino são ocupadas na Bahia contra a PEC 241

Já são nove instituições de ensino ocupadas na Bahia, em protesto contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, que congela gastos públicos pelos próximos 20 anos. Existem ainda indicativos de novas ocupações e a expectativa do movimento estudantil é de que o número aumente, nos próximos dias.

Entre as unidades ocupadas, estão o campus de Salvador e de Senhor do Bonfim da Universidade do Estado (UNEB); a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) em Cruz das Almas; o Instituto Federal da Bahia (IFBA) dos municípios de Vitória da Conquista, Valença e Paulo Afonso; e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) dos municípios de Governador Mangabeira, Catu e Santa Inês.

A presidenta da União dos Estudantes da Bahia, Nágila Maria, explica que as ocupações são uma manifestação de resistência ao governo Temer, que “tem tomado medidas impopulares e que não dialoga com o modelo de educação que queremos construir”. Segundo ela, a luta não é só pelo direito dos estudantes, mas, também, dos trabalhadores.

“A resistência cresce em todo o país contra esse governo golpista que tem arrancado os direitos dos trabalhadores e dos estudantes. Vai ter muita luta e muita resistência”, afirmou a presidenta da UEB. Onã Rudá, dirigente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), acrescenta que a ideia é de promover, além das ocupações, também manifestações, aulas públias e greves.

Para Onã, é preciso mostrar ao governo a força da juventude mobilizada. “A juventude na Bahia se insurge contra os retrocessos do governo golpista Michel Temer. Universidades e Institutos Federais já estão ocupados, escolas devem começar a ser ocupadas entre hoje e amanhã se somando a luta contra a PEC 241. Vamos colocar os golpistas pra temer!”

O movimento espera que as escolas públicas estaduais também adiram às ocupações, de modo a fortalecer a resistência no estado. Uma página no facebook, batizada de ‘Ocupa Bahia’, foi criada com o objetivo de disponibilizar informações sobre as ocupações.

De Salvador,
Erikson Walla