China festeja 80 anos da vitória da Longa Marcha

Os 80 anos da vitória da Longa Marcha na China foram comemorados com uma grande festa no Grande Salão do Povo, no centro de Pequim, nesta sexta-feira (21).

Comemoração dos 80 anos da Longa Marcha no Grande Salão do Povo em Pequim - Xinhua

A Longa Marcha foi uma manobra militar realizada pelo Exército Vermelho de Trabalhadores e Agricultores sob a liderança do Partido Comunista da China entre 1934 e 1936.

Monumento grandioso

Durante a comemoração, em uma convenção no Salão do Povo, o presidente chinês Xi Jinping saudou a Longa Marcha como um "monumento grandioso" na história do grande rejuvenescimento da nação.

A Longa Marcha foi um momento decisivo extraordinário, de derrota a vitória, para os comunistas chineses e a causa revolucionária da China, depois do que o PCCh lançou a luta para a independência nacional e a liberação do povo, disse Xi.

Xi saudou a Longa Marcha como uma "grande expedição" para procurar o ideal e a fé, testar a verdade e dar o novo passo. A sua vitória significa a vitória do ideal e a fé dos comunistas da China, e também da orientação e do caminho.

Tendo passado pela Longa Marcha, o PCCh concluiu que somente com a combinação dos princípios fundamentais de Marxismo-Leninismo com as condições reais da revolução chinesa se podem resolver os principais problemas na revolução independentemente e liderar a causa revolucionária à vitória, disse Xi.

Ele resumiu "o espírito da Longa Marcha" como procurar a verdade dos fatos, observar estritamente as disciplinas, considerar os interesses gerais, solidariedade, e depender firmemente da massa e enfrentar todos os obstáculos com ela.

Canto e dança

Na quarta-feira (19), Xi e outros líderes do PCCh assistiram um evento de gala em comemoração ao 80º aniversário.

Xi Jinping, Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli se juntaram às mais de 3 mil pessoas presentes ao evento no Grande Salão do Povo.

Os espectáculos, incluindo canto e dança, relembraram as dificuldades que o Exército Vermelho enfrentou durante o período e apresentaram a firme convicção dos membros do PCCh no comunismo, independentemente dos sacrifícios e sofrimentos.

O evento também mostrou o papel de liderança do PCCh na salvação e revitalização da nação nos tempos difíceis.

De outubro de 1934 a outubro de 1936, os soldados do Exército Vermelho de Trabalhadores e Agricultores partiram das suas bases e marcharam por perigosos rios, montanhas cobertas de neve e pradarias áridas para quebrar o cerco contra o Kuomintang e continuar a lutar contra os invasores japoneses. Alguns marcharam 12,5 mil quilômetros.