“São Luís do Maranhão será a capital da paz”, diz Socorro Gomes

A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, visitou a redação do Portal Vermelho na manhã desta quinta-feira (20) para falar sobre o próximo Congresso internacional do CMP que será realizado pela primeira vez no Brasil.

Socorro Gomes - Inácio Carvalho

Desde a fundação do Conselho, o Congresso Mundial já foi realizado em diversas cidades do mundo, que ficam conhecidas como “Capitais da paz”. Esta edição acontecerá no Maranhão entre os dias 18 e 20 de novembro.

“São Luís será a capital da paz”, anunciou Socorro. Segundo ela, pacifistas de todo o mundo vão se reunir para debater o atual cenário político mundial, a crise migratória, a guerra na Síria, o bloqueio norte-americano a Cuba, o conflito interno na Colômbia, entre outros temas. E depois de dois dias de intensas atividades, os participantes propõem estratégias de luta pela paz para o próximo período.

Socorro falou sobre o contexto mundial em que o Conselho Mundial da Paz foi criado. “O atentado norte-americano que destruiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão causou um grande impacto na humanidade, as pessoas passaram a lidar com uma nova forma de guerra e o medo de novos conflitos estava generalizado, por isso as pessoas decidiram se unir em torno de uma luta comum, a luta pela paz”, contou.

Desde seu princípio, o Conselho Mundial da Paz tem como principal objetivo combater a cultura bélica, a opressão dos povos no mundo e a invasão de territórios soberanos por parte de potências imperialistas.

Assista a entrevista na íntegra: