Justiça eleitoral cassa candidatura do PSDB em Belém

O candidato do PSDB à prefeitura de Belém (PA), Zenaldo Coutinho, teve a candidatura cassada nesta quarta-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob a alegação de conduta ilícita. O órgão eleitoral julgou procedente representação da coligação Juntos pela Mudança (PSOL,PDT, PPL e PV) que alegou que o candidato tucano que concorre à reeleição fez propaganda da candidatura em veículos oficiais da prefeitura municipal da capital paraense.

Zenaldo Coutinho, candidato a releição em Belém PSDB - Ney Marcondes

Zenaldo e o candidato a vice-prefeito, Orlando Reis, foram multados em R$ 60 mil Unidade Fiscal de Referência (Ufir) pela propaganda “institucional” em favor do tucano. A sentença proferida pelo juiz Antonio Cláudio Cruz, da 97ª Zona Eleitoral, também determinou o encaminhamento dos autos para o Ministério Público do Estado para a apuração de possível ato de improbidade administrativa do prefeito Zenaldo Coutinho.

Na representação da coligação Juntos pela Mudança foram anexados vídeos e links de postagens na rede social da prefeitura de Belém, destacando a administração do atual prefeito. Tais postagens, segundo afirmou o conteúdo da representação, eram redirecionados para a página pessoal do candidato tucano.
A assessoria do candidato do PSDB afirmou em nota que recorrerá ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral contra a decisão do TRE-PA e que a campanha prosseguirá no horário eleitoral e com a agenda de caminhadas.
Pesquisa
Pesquisa realizada de 9 a 14 de outubro com 602 eleitores apontou o candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) com 46% das intenções de votos contra o atual prefeito Zenaldo, que tem 43%. A pesquisa, contratada pela TV Liberal, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PA-08127/2016. O nível de confiança é de 95%. Sobre a administração do atual prefeito, 51% das pessoas entrevistadas desaprovaram a gestão enquanto 41% afirmaram aprovar. 7% não souberam ou preferiram não responder.