Rússia reitera rejeição ao bloqueio contra Cuba

A Duma, câmara baixa do parlamento russo, aprovou nesta quarta-feira (19) uma resolução de rejeição ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba.

Duma de Estado, parlamento russo

O documento, junto a outras 10 resoluções aprovadas em ocasiões anteriores pela Duma, foi dirigido à Assembleia Geral da ONU, aos parlamentares de todos os Estados membros de Nações Unidas e a organizações legislativas internacionais.

Os deputados da Duma condenam a política do governo dos Estados Unidos por mais de meio século contra Cuba, destaca a resolução, aprovada por unanimidade.

Essa política mantém-se contra os interesses do povo cubano e norte-americano, e de toda a humanidade, e é a mais longa na história de um sistema de sanções para conseguir objetivos espúrios.

A câmara baixa russa manifestou seu respaldo ao povo cubano, que após resistir por muitos anos as limitações de caráter humanitário, soube conservar sua liberdade e soberania.

O legislativo russo dirigiu-se a todos os parlamentos do mundo para exigirem dos Estados Unidos o fim do o cerco econômico, comercial e financeiro a Cuba.

Rússia exige que Washington coloque um fim ao bloqueio estadunidense de forma real, e não só nas palavras, afirma o texto, em alusão às medidas de aproximação com a ilha aprovadas pela Casa Branca recentemente mas que, no entanto, mantêm intacto o bloqueio.

"A posição da Duma deriva-se de seus princípios de recusar as práticas criminosas de impor sanções unilaterais e de todo tipo de bloqueios e embargos na esfera econômica, comercial e financeira, realizados sem aprovação do Conselho de Segurança da ONU", prossegue o texto.

"Isso é mais condenável ainda quando tais políticas constituem uma intromissão nos assuntos internos de Estados soberanos", declarou.

"A política dos Estados Unidos com respeito a Cuba por várias décadas contradiz o estipulado nos principais postulados da ONU sobre o respeito dos princípios e normas reconhecidas do direito internacional", destaca a Duma.

"Isso inclui a igualdade soberana dos Estados, a não ingerência nos assuntos internos e o respeito aos princípios de liberdade de comércio internacional e do transporte marítimo", finaliza o texto do parlamento russo.