Evento em São Paulo debate desafios da luta pela paz em tempos de ódio

Vivemos a maior crise migratória de todos os tempos. Segundo a ONU, o número de refugiados supera a 2ª Guerra Mundial. Frente a isso, há uma campanha de ódio e perseguição aos imigrantes, o crescimento da extrema-direita na Europa, e a ameaça de Donald Trump nos os Estados Unidos. Na América Latina há uma contraofensiva da direita desde o golpe no Paraguai, junto às tentativas de desestabilização da Venezuela, à destituição de Dilma Rousseff e, por fim, a vitória do “não” na Colômbia.

Manifestação na Colômbia - Divulgação

Em meio a este cenário turbulento, o Cebrapaz de São Paulo sente a necessidade de analisar o presente com base em acontecimentos históricos de forma a entender o que está por vir e, além disso, qual o papel da esquerda neste quadro complexo.

Com este objetivo, o núcleo estadual promove uma atividade na próxima quinta-feira (20), às 19 horas, na sede do Barão de Itararé no centro da capital paulista. A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes tem o desafio de apresentar uma análise desta conjuntura nacional e internacional.

O cônsul da Síria em São Paulo, Sami Salameh, vai apresentar um panorama da grave situação de seu país que vem sendo massacrado pela guerra promovida pelos países imperialistas.

Cuba, a ilha da resistência

No próximo dia 26 deste mês os países membros da ONU irão uma vez mais realizar uma votação sobre o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba. Em todas as votações recentes a maioria esmagadora dos Estados se posicionou contra esta medida que oprime o povo cubano, apenas o país de Obama e Israel têm se mantido do lado da opressão.

Os danos causados pelo bloqueio dos Estados Unidos à ilha são incontáveis e cada vez a mais a campanha pela liberdade econômica de Cuba ganha adeptos em todo o mudno. Este ano, o país comunista promove uma divulgação em massa do processo pela internet através da campanha #CubaVsBloqueo. Por meio do site oficial, é possível votar contra o bloqueio, acesse aqui.  Para compartilhar a campanha nas redes sociais, a hashtag é #YoVotoVsBloqueo

Ivette Martínez, cônsul de Cuba em São Paulo vai participar da Assembleia do Cebrapaz para apresentar o atual cenário do bloqueio em seu país e divulgar a campanha que depende de adeptos de todos os setores sociais

O Cebrapaz

O Centro Brasileiro De Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz) é uma entidade da sociedade civil, plural, democrática, patriótica, solidária e humanista fundada em 2004 com o objetivo de lutar pela paz mundial e fortalecer a solidariedade entre os povos do mundo.

São compromissos do Cebrapaz: Lutar pela paz mundial, contra as guerras de ocupação, em defesa da soberania de todos os povos e nações; denunciar os crimes de guerra, os massacres de populações civis, a abominável prática da tortura e defender os Direitos Humanos; prestar solidariedade a todos os povos que lutam por seus direitos sociais e políticos pela autodeterminação.

A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados em compreender melhor a conjuntura atual. Para outras informações, acesse a página do evento no Facebook e curta a página do Cebrapaz SP.

Serviço: 

Assembleia estadual do Cebrapaz de São Paulo
Horário: 19 horas
Local: Barão de Itararé, Rua Rego Freitas, 454, 8º andar, sala 83
Entrada gratuita