Nicolás Maduro convoca progressistas de todo o mundo a defender Lula

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou os povos de todo o mundo e os movimentos sociais para atuar em defesa do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva devido às perseguições promovidas pelo judiciário do Brasil.

Nicolás Maduro - Presidência da Venezuela

“Me atrevo a fazer um chamado mundial para a solidariedade com o presidente Lula que está sendo perseguido por uma oligarquia fascistoide voraz no Brasil”, disse o chefe maduro em seu programa Contato com Maduro, transmitido em rede nacional.

Desde 2014 o presidente Lula vem sendo alvo da Justiça brasileira, mas nos últimos dias a perseguição se intensificou a tal ponto que parte da militância da esquerda chegou a pensar que a prisão do ex-líder sindical era iminente.

Em seu comunicado, Maduro pediu ao povo brasileiro para não deixar de apoiar o PT. “Não o deixem [Lula], não nos deixemos; solidariedade Lula, aos movimentos sociais e aos intelectuais do mundo”, disse.

O presidente também convocou a sociedade venezuelana a realizar uma grande manifestação no próximo dia 30 de novembro em frente à embaixada do Brasil em Caracas para mostrar demonstrar apoio ao povo brasileiro.

Alertou que os povos da América Latina devem se preparar para uma nova onda de mudanças revolucionárias ante à contraofensiva da direita. “O que estamos vivendo em relação ao que passaram outras gerações, temos vantagens, temos projetos, temos experiência, lideranças, povo consciente, movimento popular, nos falta estratégia”, afirmou.

Maduro denunciou ainda a “nova estratégia” de golpes de Estado do século 21, que, diferente dos anos 70 e 80, desta vez não são executados com tanques de guerra e militares armados. Assegurou que os interesses de ingerência dos Estados Unidos hoje estão mais sofisticados, mas há mais consciência popular.