Medalha Paulo Freire: Comenda enaltece pessoas dedicadas à Educação

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, na próxima quarta-feira (19), a entrega da Medalha Paulo Freire, maior comenda da educação da capital cearense. A data marca o aniversário do educador Paulo Freire.

Medalha Paulo Freire: Comenda enaltece pessoas dedicadas à Educação

O presidente da Comissão de Educação, vereador Evaldo Lima (PCdoB), explica que a escolha dos homenageados foi feita, por votação, por uma comissão formada pela representantes da Comissão de Educação; pela Secretaria Municipal de Educação; pela União Nacional de Estudantes (UNE) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). O resultado foi a indicação de quatro educadores engajados na luta por mudanças e melhorias no ensino em Fortaleza.

Na edição deste ano serão homenageados o antropólogo e professor da UFC, Chico de Alencar; o ex-reitor da UFC, Roberto Claudio Frota Bezerra; o professor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima; e a professora da rede municipal de ensino, Lindalva Pereira Carmo.

“A medalha Paulo Freire é um reconhecimento da cidade de Fortaleza às personalidades que contribuíram para a melhoria da qualidade da educação. Uma marca do compromisso com a educação”, ressalta Evaldo Lima.

Mais

A medalha Paulo Freire tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos e é concedida anualmente.

Perfil dos homenageados

Francisco Ferreira de Alencar (Chico Alencar)

É fundador do Instituto de Antropologia do Estado do Ceará, professor da Universidade Federal do Ceará, da Universidad Nacional Autónoma de México, na Universidade de Estocolmo (Suécia), tendo exercido atividades pessoalmente com Paulo Freire.

Roberto Cláudio Frota Bezerra

Nasceu em Fortaleza em 1946. Foi assessor de Planejamento da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, pró-reitor de Planejamento, assessor para Programas Especiais do MEC e consultor AM alguns bancos mundiais e do BID. Em 2002, ocupava o segundo mandato de Reitor da UFC.

Cláudio Ricardo Gomes de Lima

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi reitor e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Atualmente é Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Prefeitura de Fortaleza.

Lindalva Pereira Carmo

Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Estadual do Ceará e membro do corpo editorial “Mensagem” da Revista do Conselho Estadual de Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade da Ilha da Madeira (Portugal). É secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.