Aldo Rebelo, presidente da Câmara, receberá Título de Cidadão Baiano

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB/SP), recebe o Título de Cidadão Baiano na Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador, em sessão solene marcada para as 10h da próxima sexta-feira, dia 26 de maio. Esta &

Aprovado por unanimidade em outubro do ano passado, o projeto de lei que homenageia o deputado Aldo é de autoria do deputado estadual Javier Alfaya, líder da bancada do PCdoB na Casa, tendo como co-autores os outros dois deputados da bancada estadual do PCdoB, Álvaro Gomes e Edson Pimenta.

Nascido em Alagoas, Aldo Rebelo, entre 2004 e 2005, ocupou o cargo de ministro da Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República, Antes, porém, foi líder do governo Lula. Na presidência da Câmara dos Deputados, tem se destacado pela postura firme e séria na condução dos trabalhos, demonstrando enorme capacidade de buscar acordos e de construir alianças políticas. Em consulta feita agora em maio pelo site político Congresso em Foco, jornalistas que cobrem os trabalhos do Congresso Nacional o apontaram como um dos três melhores parlamentares em exercício de mandato e um dos mais influentes no Parlamento brasileiro.

Nestes 16 anos como deputado federal, Aldo Rebelo sempre apresentou temas de interesse nacional, como a defesa do idioma (é de sua autoria o projeto de lei que promove a língua portuguesa e a defende contra o uso abusivo de estrangeirismos); o futebol (apresentou o requerimento que deu origem à CPI da CBF/Nike e presidiu a Comissão de Inquérito), a defesa e soberania nacionais, tendo sido presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

E é justamente para estimular e fazer dessa boa atuação uma referência em todas as casas legislativas do país que o deputado Javier Alfaya decidiu homenagear o deputado Rebelo. Na sua opinião, a presença de Aldo na presidência da Câmara dos Deputados representa um avanço na política brasileira. “Aldo atua com equilíbrio e justeza, mas tem atenção especial pelo Nordeste e pela Bahia, ajudando aos estados dessa região a enfrentar as enormes dificuldades e a superar lacunas históricas criadas ao longo da formação deste país”, justifica Alfaya.