Dois projetos distintos estão em disputa no segundo turno em Aracaju

As eleições municipais deste ano continuam no segundo turno em 55 cidades brasileiras. Considerando o panorama político adverso, o PCdoB obteve destacado resultado na capital sergipana: o primeiro lugar na disputa pela prefeitura de Aracaju com Edvaldo Nogueira. Ele recebeu 99.815 votos e atingiu 38,76% dos votos válidos. Mas, a disputa foi equilibrada e Valadares Filho (PSB), também foi para o segundo turno com 38,09% dos votos (98.071), dos 397.228 mil eleitores aracajuanos.

Edvaldo em Campanha - Foto: Equipe 65

O destaque nestas eleições em Aracaju foi o rechaço da população frente a candidatura à reeleição do prefeito João Alves Filho (DEM), que ficou em terceiro lugar na disputa, recebendo apenas 9,9% dos votos.

Ao Portal Vermelho, Edvaldo Nogueira disse acreditar que a má administração do atual prefeito foi decisiva para a população reprovar o nome de João Alves Filho nas urnas. “Os quase quatro anos da gestão do prefeito João Alves, foram desastrosos em todas as áreas e hoje Aracaju vive uma fase de completo desmando administrativo e de desmonte de programas que deram muito certo na nossa gestão”, disse, recordando que já foi prefeito da cidade por dois mandatos de 2004 a 2012.

Dois projetos

Neste segundo turno em Aracaju, o que se vê são dois projetos distintos, o da coligação de Edvaldo (PCdoB) e Eliane Aquino (PT) no qual integram forças do campo popular e democrático, que representa, “os avanços que a cidade já vivenciou” e que tornaram “Aracaju a capital da qualidade de vida”, enquanto do outro, a continuidade da atual administração, uma vez que, neste segundo turno, o prefeito João Alves Filho apoia a candidatura de Valadares.

Partidos como o PSC, PP, PTB, Pros e Solidariedade integram a coligação de Valadares Filho (Crédito foto: Cássia Santana/Portal Infonet) que tem como candidato à vice, o pastor Antônio dos Santos (PSC). Apesar da pouca idade de Valadares, 36 anos, o candidato pessebista está no terceiro mandato de deputado federal (iniciado em 2006) e recentemente votou a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Esta é a segunda vez que Valadares Filho disputa a prefeitura de Aracaju.

Começou sua vida pública através dos laços familiares, ele é filho do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), seus avós e tios também já foram prefeitos. Ele ainda é primo do ex-deputado federal Pedro Valadares.

Edvaldo Nogueira, tem 55 anos e iniciou sua vida pública no movimento estudantil, quando foi estudante de Medicina. Ele já foi eleito por duas vezes como vereador da cidade, vice de Marcelo Déda (2000 e 2004), em 2006 assumiu a prefeitura depois da posse de Déda no governo estadual  e foi reeleito prefeito da Aracaju em 2008. Ele levanta como marca de sua gestão a experiência em administrar a cidade, voltada para o cuidar das pessoas. Para o comunista, sua candidatura representa “a experiência, a ética e a honestidade de quem já trabalhou pela cidade".

Desafios

Para o candidato do PCdoB, uma das principais dificuldades que reclama a população é o descaso do atual prefeito com o atendimento na área da Saúde, além da falta de valorização dos funcionários da prefeitura e o descaso com as vias públicas. “A Saúde está um caos, os salários dos servidores estão atrasados, as ruas e avenidas da cidade estão esburacadas, a coleta de lixo está descontinuada, com paralisações constantes”, contou Edvaldo ao Vermelho.

Para lidar com esta situação, afirmou Edvaldo, foi elaborado um “programa de governo que se norteia em duas linhas: reconstruir e avançar. Primeiro é preciso regularizar o pagamento dos salários dos servidores, o que nós faremos já no primeiro mês, gestionando a prefeitura, revendo contratos e consultorias. Ao mesmo tempo, priorizaremos a Saúde, que é a principal demanda da população, também iremos lutar para que a coleta de lixo volte a ser organizada, faremos um amplo programa de recapeamento, começando pelas grandes avenidas, e retomaremos 40 obras que estão paralisadas, mesmo tendo assegurada boa parte dos recursos”.

Sobre seu plano de governo, caso seja eleito, Edvaldo assegurou que foi construído ouvindo toda a população. “O nosso programa de governo é extremamente completo. Foi feito ouvindo a sociedade, entidades sociais, trabalhadores organizados, de modo que o nosso projeto contempla, por exemplo, a sustentabilidade, tema presente nas campanhas de candidatos que disputaram o primeiro turno. Há outras pautas como a licitação do transporte público, o retorno da gestão democrática nas escolas, pautas específicas para a juventude e as mulheres, pautas relacionadas aos Direitos Humanos”, disse, completando que suas propostas “dialogam bem com a visão daqueles que querem uma cidade mais humana, mais moderna, mais criativa, inteligente e sustentável.”

Cidade da melhor qualidade de vida

Enquanto Edvaldo foi prefeito, Aracaju recebeu o status de cidade com melhor qualidade de vida e o seu principal mote nestas eleições é que o local retome essa marca.

Até pouco tempo, a capital sergipana era destaque no país não só pela limpeza da cidade, das vias públicas bem cuidadas, mas também do cuidado com a Saúde pública e do comportamento saudável de sua população. E para Edvaldo, esta é o seu principal carro-chefe na campanha, os feitos administrativos que levaram a cidade a ser modelo no país e que se perdeu com a falta de atenção do atual prefeito.

“O mote da nossa campanha é justamente o de trazer de volta a qualidade de vida que Aracaju perdeu nos últimos quatro anos. Queremos que a nossa cidade volte a ter os seus serviços públicos funcionamento a contento, queremos integrar as ciclovias que criamos e construir novas, queremos tornar Aracaju uma cidade mais segura, com a prefeitura dando a sua contribuição ao combate à violência. De modo que nosso compromisso nos próximos quatro anos será fazer com que a cidade volte a ter qualidade de vida”.