Primeira mulher negra eleita vereadora em ‘Conquista’ é do PCdoB

O Comitê do PCdoB em Vitória da Conquista, na região sudoeste, elegeu, no pleito deste ano, a primeira vereadora negra na história do município, que é o terceiro maior da Bahia em população. Nildma Ribeiro, de 38 anos, é também a primeira mulher comunista a assumir uma vaga na Câmara municipal.

A nova vereadora é assessora regional da FETAG, é formada em Gestão Ambiental, graduanda em Serviço Social e oriunda do bairro periférico da Patagônia, considerado uma ‘cidade’ dentro do município. Pela origem, Nildma pretende ser uma voz, além das mulheres e dos trabalhadores, também dos moradores dos bairros populares.

Suplente em 2012, Nildma dessa vez reuniu um conjunto de apoiadores que a levou a superar a votação anterior e a conquistar uma vaga na Câmara. Saltou de 1.780 para 2.127 votos, sendo a 10ª mais votada, entre os 21 edis eleitos. O blog do Fábio Sena, da região, entrevistou a comunista e, com autorização do blog, reproduzimos:

– Vereadora, afinal, vencida esta batalha inicial, que foi a eleição, o que Vitória da Conquista deve esperar de seu mandato?

NILDMA RIBEIRO: O meu partido, o PCdoB, tem tradição de projetar mulheres na política institucional. E todas têm papel destacado onde atuam. Vou me esforçar para ser mais uma delas. Fui uma das poucas candidatas que apresentou propostas. Vou lutar para colocar em prática o que defendi na campanha: Maior investimentos nos bairros populares. Não é justo que um equipamento de lazer, como uma quadra poliesportiva, fique ali se deteriorando e a prefeitura não providencie a reforma. Vou fazer meu papel de fiscalização, de elaboração de leis, mas vou também buscar soluções. Não serei uma vereadora de gabinete, buscarei ouvir o povo, trazer para Câmara, para a prefeitura e para o governo do Estado, suas reivindicações. quero ser também a vereadora defensora dos direitos humanos, das minorias, das mulheres, dos negros, da juventude, das comunidades tradicionais, da religião de matriz africana, da comunidade LGBT, dos evangélicos e também dos católicos.

– Você é feminista militante. Vai levar este debate para dentro da Câmara? Como acha que o legislativo pode contribuir com esta questão das mulheres?

NILDMA: Primeiro, buscando dotar a cidade do que há de mais moderno em termo de legislação em defesa dos direitos das mulheres. Sou também fruto da “primavera feminista” que, pela primeira vez, elegeu mulheres feministas nas capitais e nos grandes centros urbanos. Vou buscar, ao lado da vereadora Viviane e Lúcia Rocha, reforçar a luta das mulheres no parlamento com uma ação articulada. Uma das minhas prioridades será o enfrentamento da violência de gênero, defendendo o fortalecimento da delegacia da mulher, que precisa funcionar aos finais de semana, e a construção da Casa Abrigo, para mulheres vítimas de violência. Outra luta, é a construção do Hospital da Mulher. O governador vai inaugurar o Hospital da Mulher de Salvador. Vitória da Conquista, pelo que representa para sudoeste da Bahia, também precisa deste hospital especializado na saúde da mulher e eu vou lutar muito para que também tenhamos.

– Independente de quem vença as eleições, que tipo de relação pretende ter com o governo municipal? [Conquista tem 2º turno das eleições]

NILDMA: A Câmara é um Poder independente. Buscarei parcerias no legislativo para garantir aprovação para os projetos que defendo, agora é claro que quem estiver à frente do Poder Executivo conta e muito. Mas terei o cuidado de construir consensos, abrir pontes, porque enquanto vereadora preciso dar respostas a comunidade que me elegeu.

– Neste segundo turno, qual deve ser a postura do seu partido?

NILDMA: Com naturalidade declararemos o apoio ao deputado José Raimundo Fontes, um homem íntegro, um gestor experiente e bem avaliado. Gostaríamos que o Zé Raimundo considerasse a qualidade do nosso programa que respaldou a candidatura do deputado Fabrício. É preciso, de fato, de um gabinete aberto, um governo que ouça as pessoas e que tenha um olhar para os menos favorecidos. Pensamos também ser necessário maior diálogo com a sociedade, principalmente respeitando as forças políticas aliadas, como o PCdoB.

– Que avaliação você faz da performance de seu candidato Fabrício Falcão no primeiro turno?

NILDMA: Fabrício foi a novidade dessa eleição. Infelizmente o PCdoB ficou isolado e a campanha se polarizou entre os dois grupos hegemônicos, PMDB E PT. Com apenas 40 segundos na TV fica muito difícil apresentar o programa e convencer as pessoas. No debate da TV Sudoeste, quando o tempo foi igual, as qualidades de Fabrício se sobressaíram, ele pôde apresentar melhor suas propostas. Creio que o PCdoB plantou uma semente para o futuro. Fabrício é jovem, tem apenas 40 anos e é um vencedor. Vamos continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas e teremos o reconhecimento.

– Há uma reclamação geral de corrupção eleitoral nestas eleições municipais. Você flagrou algo neste sentido? Considera que as eleições foram limpas ou marcadas pela compra de votos?

NILDMA: Sabemos que sempre existem denúncias, mas eu não presenciei e nem observei nenhum movimento neste sentido, pois estava muito ocupada buscando os meus votos e mais poios. Aproveito para parabenizar os juízes eleitorais, a Polícia Federal, Civil e Militar, que fizeram um importante trabalho de prevenção e combate a essas práticas, lesivas a democracia.

Entrevista publicada no Blog do Fábio Sena