Vitória se prepara para construir seu metrô de superfície

Existe um projeto para a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), mais conhecido por metrô de superfície, na cidade de Vitória. O projeto foi criado devido ao fato de que nos últimos anos, a capital capixaba, e seus municípios vizinhos, apre

Por Ricardo Santana Tristão*


 


Além disso, o trânsito da capital capixaba apresenta grandes congestionamentos nos horários de pico. Assim, o metrô tentaria desafogar o trânsito e mudaria a prioridade do transporte individual para o coletivo. O metro ligaria várias cidades da Grande Vitória: Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica e sua extensão seria de aproximadamente  40 quilômetros. Atualmente o projeto está sendo estudado e poderá entrar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.


 


Os transportes de Vitória são precários. O aeroporto é um dos piores do país, estão cada vez mais constantes os engarrafamentos na capital, principalmente na Terceira Ponte, principal acesso a cidade pela parte sul, e o transporte público é insuficiente e conta apenas com ônibus. O acesso à cidade se dá por vias aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária. As principais estradas que ligam a cidade são a BR-101, principal rodovia brasileira, que passa pela Região Metropolitana da Grande Vitória, a BR-262, que liga o centro-oeste e Minas Gerais com Vitória, e a Rodovia do Sol, ES-060, que faz a ligação com o litoral sul do Estado. A Estrada de Ferro Vitória a Minas, dá suporte ao corredor centro-leste, também transporta passageiros entre a Região Metropolitana até Belo Horizonte. O acesso marítimo é feito por pequenas embarcações até grandes cargueiros dos mais diversos países, e também por cruzeiros marítimos, que fazem escalas esporádicas no Porto de Vitória.


 


O Metrô


 


O Metrô Leve Sobre Trilhos (VLT) é um transporte silencioso, econômico e eficiente. Ligará Vitória aos municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica (Grande Vitória). São aproximadamente 40 km de trilhos. A integração começa no Terminal de Laranjeiras no município da Serra, passando pela BR 101, já em Vitória passa pela Avenida Fernando Ferrari, Reta da Penha, onde haverá uma bifurcação. Desse ponto em diante, segue um ramal pela 3ª Ponte para o município de Vila Velha. Outra linha, subterrânea, contorna o Shopping Vitória, indo até a Praça do Papa, passando pela Praia do Suá e chegando à Avenida Vitória. Neste ponto o Metro Leve volta à superfície e segue viagem até o Centro de Vitória, passando pela cinco pontes chega até Jardim América no município de Cariacica. O traçado de VLT é pelo canteiro central das vias deixando as pistas laterais para os carros e ônibus.


 


Estações


 


São 37 estações, sendo apenas quatro delas subterrâneas, três no Centro de Vitória: na Praça Getúlio Vargas, Praça Oito, Parque Moscoso e Shopping Vitória. A distância média entre as estações será de 800 metros e serão instalados em áreas antes de cruzamentos com semáforo, para facilitar a travessia dos pedestres e também dos veículos. O intervalo para passagem do metrô é de três minutos, podendo ser reduzido para um minuto e meio.


 


Resistência do patronato do transporte público


 


A vontade do prefeito em melhorar o caótico trânsito da cidade com o metrô de superfície e a conseqüente geração de empregos na sua construção ainda não encontrou receptividade no governo do Estado. O vice-governador Ricardo Ferraço disse que não está nos planos do governo a construção de metrô. ''Temos um conjunto de providências importantes para resolver o problema do trânsito, e não admitimos essa hipótese'', disse o vice-governador e secretário estadual de Obras e Transportes.


 


No entanto, Ferraço disse que o governo não é contrário à adoção do metrô. ''Não posso descartar um projeto que ainda não conheço. Se a intenção é melhorar o trânsito, vamos analisar'', afirma.


 


Segundo a prefeitura, o custo de implementação do primeiro trecho do metrô, que vai começar no Terminal de Laranjeiras, na Serra, até o Terminal de Jardim América (que está em construção), está previsto em R$ 496 milhões.


 


Mas a intenção da prefeitura é investir um total de R$ 920 milhões, com as obras do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Vitória, que incluem intervenções em diversas vias (incluindo ruas e avenidas que não irão receber o metrô), modernização da sinalização e otimização da rede de transportes.


 


A intenção do prefeito é apresentar o projeto ao governo do Estado, governo federal, prefeituras da Grande Vitória e empresários. Coser salienta que o metrô é uma opção que apresenta diversas vantagens como tempo reduzido de viagens, conforto, confiabilidade no sistema para o povo de Vitória.


 


*Ricardo Santana Tristão é Programador, Secretário Municipal de Organização de Vitória e membro da Comissão Política Estadual do PCdoB-ES.