Chico Lopes: "Aprovação da PEC 241 joga no lixo o futuro do Brasil"

"Com a aprovação da PEC 241, o presidente ilegítimo Michel Temer e os deputados que votaram a favor da medida pagam a conta do golpe e jogam no lixo o futuro do Brasil". A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE).

Seminário na Câmara debate papel das Guardas municipais - Agência Câmara

O parlamentar comunista repudiou a aprovação em primeiro turno, na noite desta segunda-feira, (10), da Proposta de Emenda à Constituição que "congela" investimentos públicos em todas as áreas por até 20 anos, penalizando o povo brasileiro – principalmente os mais pobres e que mais dependem dos serviços públicos – por um período de até cinco mandatos presidenciais.

"Fica mais do que claro, novamente, que o golpe contra Dilma Rousseff e contra a democracia foi apenas um teatro, uma farsa para impor medidas ultraconservadoras, de agrado do grande poderio econômico brasileiro e internacional, que financiou o golpe e agora tem seu pagamento. Medidas que vão gerar prejuízos imediatos para dezenas de milhões de brasileiros. É o povo mais simples, que depende dos serviços públicos de saúde para sobreviver diante de uma doença, que depende da escola pública para educar suas crianças, que mais vai sentir na pele os efeitos dessa PEC 241, caso ela venha a ser aprovada em segundo turno pela Câmara e passe também pelo Senado", aponta Chico Lopes.

"De todo o conjunto de maldades que vêm sendo praticadas pelo golpista e conspirador Michel Temer, com apoio da mesma maioria da Câmara dos Deputados que ajudou a cassar a presidenta democraticamente eleita, a PEC 241 é uma das piores. Isso porque ela não só representa maldades para este e os próximos dois anos, e sim porque quer estender a visão neoliberal, entreguista e cínica da elite econômica brasileira, por até 20 anos, jogando no lixo o futuro do nosso País", acrescenta o deputado cearense, que, assim como toda a bancada do PCdoB, votou contra a PEC 241 e denunciou a gravidade e a injustiça da medida.

Povo precisa ir às ruas

"Não é possível é que o povo, os movimentos sociais, as forças progressistas continuem a assistir a tudo isso de uma forma tão passiva, ou com reações ainda muito tímidas. É preciso ir às ruas, lutar contra essa medida tão covarde e tão prejudicial. É muito grave o que estamos vendo. O Brasil está tendo seus investimentos em todas as áreas, inclusive saúde e educação, congelados para os próximos 20 anos!", enfatiza Chico Lopes.

"Isso significa que estaremos sempre no atraso, sempre com o freio de mão puxado, sempre um passo atrás do mundo. Enquanto fala em economizar, ajustar contas, cortar aquilo que ele acha que é despesa, Temer gastava dezenas de milhões de reais em um jantar para adular os deputados que votaram a favor do golpe, para que também votassem contra o Brasil através da aprovação da PEC 241", aponta Lopes.

"Precisamos de grande mobilização para barrar essa PEC no segundo turno de votação na Câmara, antes que ela possa vir a chegar ao Senado", conclama o deputado cearense.