Depois de insuflar direita, FHC se diz preocupado e rifa governo Temer

O tucano Fernando Henrique Cardoso e o seu partido, o PSDB, insuflaram a onda direitista no país para concretizar o intento dos inconformados com a quarta derrota consecutiva nas urnas, e assim golpear o mandato legítimo da presidenta eleita Dilma Rousseff. Agora, FHC afirma que o golpe foi muito além do que haviam programado e se diz preocupado com com o risco de que chama de virada à direita do país.

Fernando Henrique Cardoso

"Acho que é preciso tomar cuidado. No Brasil, neste momento, está havendo uma onda de direita, de verdade, e eu sou contra. Uma coisa é você ser contra os desvios do PT, outra coisa é apoiar a onda de direita, a bancada da bala (…) Acho que não precisa entrar nessa onda direitista do ponto de vista de costumes, isso é delicado. A própria estrutura da família mudou. A família hoje é uma coisa diferente do que era antes", disse ele, em entrevista ao Correio Braziliense publicada neste domingo.

Na linha de projetar o PSDB para as eleições 2018, FHC rifou Temer ao comparar o seu governo a uma "pinguela". O discurso de FHC faz coro com o editorial do jornal O Globo desta segunda-feira (10), que cogita a possibilidade de um "golpe dentro do golpe", ou seja, o afastamento de Temer e eleições indiretas no próximo ano.

FHC afirma que a condição para Temer continuar é aprovar o pacote de reformas defendidos pelo PSDB como condição para apoio o golpe e, posteriormente, o governo de Temer. "Defino o governo atual como uma pinguela, que é algo precário e pequeno, mas, se ela quebrar, você cai no rio e é melhor ir para o outro lado. O outro lado é a eleição de 2018", disse FHC.

"A minha preocupação maior é: será que o governo vai ter capacidade de definir o caminho da economia? Acredito que eles estão começando a definir caminhos. Temos que tomar medidas drásticas e impopulares", afirmou, acrescentando: "O Brasil passa por uma tremenda crise fiscal. Olha que eu peguei pepinos grandes, mas, desse tamanho, eu nunca vi. E o governo Temer já tem definido o seu caminho, mas as pessoas não sabem. Tem de explicar, falar."