Nota do secretariado do PCdoB do Estado de SP sobre as eleições e o segundo turno

O Secretariado Estadual do PCdoB de São Paulo, após reunião da Comissão Política Estadual desta quinta-feira, 6 de outubro, onde avaliou o cenário político eleitoral, declara o seguinte posicionamento sobre o segundo-turno:

bandeiras

1 – Após as eleições de 02 de outubro, 14 cidades terão segundo turno. Em nove deles PCdoB já está coligado, não alterando sua decisão inicial. Observamos que, no geral, o resultado demonstrou avanço das forças conservadoras e de direita no país e no estado.

2 – Nas demais cidades o PCdoB não tem alinhamento automático com candidaturas de nenhum partido. É o caso de Sorocaba, Franca, Guarujá, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. A lógica partidária nos municípios tem suas particularidades, e a direção estadual do PCdoB respeita a dinâmica da vida política local.

3 – Em diálogo com as direções municipais definimos as seguintes posições: em Sorocaba indicamos o voto em Raul Marcelo. Ainda estamos construindo a posição de Ribeirão Preto e Guarujá; em Franca, por não termos direção efetiva, não indicaremos o voto; e em São Bernardo do Campo, reduto do sindicalismo brasileiro, duas candidaturas conservadoras disputam a prefeitura neste segundo turno, o PCdoB indica o voto em Orlando Morando, posto que na avaliação local pode vir a representar caminho menos danoso e maiores responsabilidades com as conquistas obtidas pelas políticas públicas do município.

Secretariado Estadual do PCdoB-SP