Mais um agente é preso nos EUA por roubar dados secretos da NSA

As autoridades americanas prenderam mais um funcionário da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) pela acusação de roubo de códigos altamente confidenciais desenvolvidos pela NSA para invadir governos estrangeiros, relata o jornal The New York Times.

Instalações da NSA em Fort Meade, Maryland

De acordo com a publicação, o Departamento de Justiça informou, que Harold Thomas Martin, contratado pela Booz Allen Hamilton — empresa responsável pelas operações cibernéticas mais sensíveis da NSA – pode pegar até 11 anos de cadeia pelo provável roubo de propriedade e materiais confidenciais do governo relativos à “segurança nacional” dos EUA.

Se a acusação se confirmar, este será o segundo incidente em 3 anos em que um funcionário rouba informações altamente secretas da NSA, o primeiro sendo o famoso caso de Edward Snowden, refugiado na Rússia para escapar da prisão nos EUA.

Aliás, como era de se esperar, o próprio Snowden já comentou a publicação do New York Times em seu Twitter, indagando se o FBI teria prendido a pessoa que apontava para a existência de grandes falhas em sistemas da NSA produzidos nos EUA.

Acredita-se que os códigos roubados eram os utilizados pela NSA para invadir sistemas internos de países como Rússia, China, Irã e Coreia Popular.