No Ceará o PCdoB se fortalece com o resultado eleitoral

Concluído o primeiro turno das eleições municipais deste ano, consolidados os dados sobre o desempenho do PCdoB nas urnas, a avaliação da direção estadual do Partido é positiva acerca dos resultados. Em entrevista ao Vermelho/CE, Luis Carlos Paes de Castro comemora os números. Para o presidente estadual do PCdoB, apesar do cenário político adverso, a legenda saiu fortalecida no Ceará.

Luis Carlos Paes PCdoB Ceará - Foto: Inácio Carvalho

Os números são favoráveis: o PCdoB apresentou 23 candidatos a prefeito, compôs 24 chapas com vice e lançou candidatura de mais de 600 nomes que disputaram mandatos de vereador em 137 municípios. Totalizados os votos, o Partido elegeu oito prefeitos, 10 vices e 85 vereadores em 59 municípios. “Atualmente estamos organizados em 157 dos 184 municípios do Ceará, lançamos candidaturas em 137 deles e elegemos representantes em 59 cidades. Em quase 1/3 dos municípios cearenses temos comunistas ou no executivo, ou no legislativo, ou em ambos”, comemora Paes. Dos (as) 85 vereadores (as) eleitos (as), 20 são mulheres. Há ainda a possibilidade o Partido acrescentar mais um vereador à lista de eleitos. Em Quixelô, uma candidatura segue sub judice, ainda aguardando determinação judicial.

O PCdoB venceu em Ipu (Sergio Rufino), São Benedito (Gadyel), ambos reeleitos, além de Farias Brito (Zé Maria), candidato que recebeu apoio do atual prefeito José Vandevelder, do PCdoB, que está em seu segundo mandato. Além das cidades que confirmaram uma gestão comunista, novos municípios apostaram no 65: Graça (Augusto Brito), Jardim (Dr. Aniziário), Mucambo (Chaguinha), Novo Oriente (Vanaldo Moura) e Uruburetama (Dr. Hilson). Dos 10 vice-prefeitos eleitos, duas chapas ainda estão sub judice porque os candidatos a prefeito concorreram com recurso.

Além de candidatos comunistas, o PCdoB ajudou a eleger 63 prefeitos no Estado. “Este quadro ainda pode mudar. Além das duas candidaturas que ainda estão sendo julgadas, apoiamos mais dois candidatos que disputarão segundo turno, em Fortaleza e Caucaia. Somados com nossos oito prefeitos eleitos, poderemos ultrapassar a barreira dos 70 gestores municipais que têm nosso apoio”, enumera.

Fortaleza

Na capital, o PCdoB manteve sua vaga na Câmara Municipal, com  Evaldo Lima. Pela coligação “Fortaleza pra Vencer”, da qual fez parte e elegeu três candidatos, o PCdoB confirmou ainda a primeira e segunda suplências, com a ex-vereadora Eliana Gomes e o líder sindical Josenias Gomes, respectivamente. “Os nossos candidatos são grandes quadros do Partido, lideranças populares e nomes de compromisso com o povo e a cidade”, reforça o dirigente estadual.

Além da eleição proporcional, o PCdoB também comemora a ida ao segundo turno do candidato que apoia, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT), que disputará a vaga com o deputado estadual Capitão Wagner (PR). “Temos convicção de que Roberto Cláudio é o melhor nome para nossa cidade. O candidato opositor, apoiado pelos senadores golpistas Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), representa forças retrógradas”, avalia.

Análise

Luis Carlos Paes considera que, apesar de ainda ter mudanças, mesmo que pequenas, os números são favoráveis ao PCdoB no Ceará. “Atualmente tínhamos seis prefeitos e 79 vereadores. Nestas eleições elegemos oito prefeitos e o número de vereadores saltou para 85. Isto demonstra o crescimento do Partido que sai fortalecido e maior apesar de todo o cenário contrário à esquerda”, considera.

O dirigente comunista reforça que o projeto eleitoral do PCdoB, que vinha sendo discutido desde o ano passado com todo o corpo partidário se preparando para a batalha eleitoral, foi exitoso. “Realizamos inúmeros seminários, cursos preparatórios com candidatos, encontros regionais, diversas viagens ao interior, envolvendo dirigentes estaduais e municipais, parlamentares e quadros num trabalho coletivo que surtiu efeito nas urnas. Ampliamos nossa presença no Estado, lançamos candidatos em número maior de municípios que na eleição anterior e elegemos mais candidatos que no pleito de 2012”, cita.

Paes reforça que o objetivo e a luta do PCdoB ainda seguem no Ceará, devido à realização de segundo turno em dois municípios. “Nossa meta agora é permanecermos, o conjunto do Partido, mobilizados e empenhados, para garantir a eleição de mais dois nomes que têm nosso apoio: Roberto Cláudio em Fortaleza e Naumi Amorim em Caucaia. Ambos saíram vitoriosos no primeiro turno e têm claras condições de repetir o feito no próximo dia 30”, acrescenta.