Fifa pune federações latino-americanas por conduta discriminatória

A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) informou nesta terça-feira (4) que puniu suas filiadas de Honduras, El Salvador, México, Chile, Brasil, Argentina, Paraguai e Peru devido a conduta discriminatória e antidesportiva de seus fãs.

Homem passa diante da sede da Fifa, em Zurique

Em um comunicado, a Fifa explicou que tomou a decisão "devido ao teor das súmulas de jogos e das provas adicionais geradas por seu sistema de vigilância" durante os últimos jogos de classificação para o Mundial da Rússia-2018.

Por ser reincidente, a seleção chilena não poderá disputar em Santiago o jogo contra a Venezuela, previsto para 28 de março de 2017 e, além disso, sua Federação terá de pagar uma multa de 65 mil francos suíços (cerca de 59 mil euros).

A federação hondurenha também deverá assumir uma multa parecida, ainda que manterá uma partida em sua sede. Também serão punidos com multa, ainda que em menores valores, El Salvador, México, Peru, Paraguai, Argentina e Brasil, além do Canadá, Itália e Albânia.

Todos estes procedimentos têm relação com torcidas que mostraram uma conduta de discriminação e antidesportiva, chegando inclusive a entoar cantos homofóbicos em alguns casos, enfatizou a Fifa.