Venezuela denuncia Temer e Macri por boicote ao Mercosul

A chancelaria da Venezuela emitiu um comunicado nesta terça-feira (4), depois da visita de Michel Temer a Argentina, onde denuncia a intenção dos dois países de boicotar o bloco. “A Tríplice Aliança, conformada pelos governos da Argentina, Paraguai e do de facto do Brasil, atenta contra a estabilidade deste bloco de integração econômico, comercial e social, despreza e vulnera as potencialidades produtivas de nossos países”, diz o texto.

Delcy Rodriguez - Chancelaria da Venezuela

No documento, o governo venezuelano acusa o Brasil e a Argentina de “intolerância política e ideológica” que busca “atacar e justificar artimanhas antijurídicas, antidemocráticas e destrutivas”. Isso porque os dois países lideram um movimento dentro do bloco que busca isolar a Venezuela, a fim de expulsar o país do organismo internacional.

A Venezuela destaca, porém, que está exercendo a presidência pro-tempore do Mercosul de forma legítima e a “tríplice aliança afeta a projeção do bloco nos mercados internacionais”. Ou seja, são estes países que estão prejudicando o desenvolvimento social e econômico da integração regional. Desta forma, Caracas pede aos países neoliberais que ajustem seu comportamento ao exigido nos tratados fundacionais da organização regional.

Os presidentes do Brasil, Michel Temer, e da Argentina, Mauricio Macri, se reuniram nesta segunda-feira (3) em Buenos Aires e falaram sobre a necessidade de fortalecer o bloco e apostar em uma "flexibilização" de suas regras para "dar certa autonomia aos Estados em suas relações internacionais".