Estudantes saem às ruas de SP protestando contra os cortes no Fies

O governo Temer vem demonstrando cada vez mais contradições entre o discurso e a prática da gestão. No período interino, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que as bolsas do Fundo de Financiamento estudantil (Fies) seriam mantidas, mas, desde agosto, as universidades não recebem repasse para manter os estudantes beneficiários. Nesta segunda-feira (3) centenas de alunos saíram às ruas de São Paulo, pressionando o governo pela a imediata liberação de verbas. 

Com o risco de perder Fies, estudantes protestam contra calote do governo - Reprodução

Por Laís Gouveia 

A Declaração do ministro Mendonça Filho (DEM-PE) não condiz com a prática

A renovação dos contratos para o segundo semestre de 2006 ainda não foram liberadados. A razão para o não aditamento é por conta de uma divida de 700 milhões que o governo Temer possui com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Manifestação

No início da noite dessa segunda-feira (3), cerca de 300 estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e Sorocaba, Anhembi Morumbi, FMU, Universidade Metodista e Unip, reuniram-se no campus da PUC, na capital Paulista, seguindo em protesto em direção a Uni9, outra instituição de ensino prejudicada com os cortes.

Bruna Zolfan, estudante de direito da PUC e 100% bolsista no Fies, é uma das organizadoras das manifestações e declarou ao Portal Vermelho que os estudantes estão passando por dificuldades, " Após pressão dos estudantes, conseguimos uma reunião com a reitoria, mas não houve comprometimento em propor alguma alternativa para os estudantes atendidos pelo Fies, algum financiamento paralelo, ou seja, estamos desamparados pela universidade e o Governo Federal. Precisamos de respostas urgentes, afinal, são 1.028 estudantes que utilizam o financiamento na PUC", afirmou a estudante.

Uma página foi criada no Facebook para dialogar com bolsistas de outras universidades que estão passando pelo mesmo problema. Clique aqui e confira. 

A diretora da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e presidenta do Diretório Central dos Estudantes da FMU, Nathália Keron, participou do protesto e disse que o movimento estudantil seguirá lutando contra o desmonte promovido pelo governo. " A UEE-SP está prestando todo apoio aos estudantes Bolsistas e mobilizando em diversas universidades contra os cortes promovidos por Temer na área da educação, vamos unir todos os universitários de São Paulo contra a retirada de direitos", anuncia a jovem.

Votação 

Uma sessão conjunta entre deputados e senadores ocorrerá nesta terça-feira (4), às 19h, para votar a liberação de créditos suplementares para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Na página on-line do Fies não consta nenhum comunicado esclarecendo a razão do atraso ou como os estudantes procederão em suas instituições de ensino. Em declaração à Folha, Mendonça-Filho afirmou que não existe dinheiro em caixa para efetuar o pagamento. Em contrapartida, o ex-ministro da Educação, Aloísio Mercadante, garantiu que existia em caixa R$ 18 bilhões e R$ 300 milhões para o aditamento do Fies. Atualmente, 2 milhões de estudantes correm o risco de perderem suas bolsas nas universidades privadas.