Secretário Geral da Unasul diz que acordo de paz deve virar lei

O secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Ernesto Samper, afirmou que o governo colombiano deve levar o Acordo de Paz firmado com as Farc para o Congresso convertê-lo em lei.

Ernesto Samper - Reprodução

Samper, que é ex-presidente da Colômbia, defendeu que o governo deve se esforçar para “salvar o acordo” depois do resultado negativo no plebiscito, devido à dificuldade de se chegar a um estágio tão avançado nas negociações de paz.

Para a formulação deste documento que contemplou as duas partes, representantes do governo e das Farc passaram mais de 4 anos debatendo ponto a ponto nas negociações realizadas em Havana.
Para Samper, se mesmo assim é necessário fazer ajustes, como afirma a oposição colombiana, deve-se fazê-los sem alterar a essência do documento.

O dirigente destacou que vem acompanhando o empenho das Farc para conquistar a paz e confia que o acordo prevalecerá. Ele acredita que a vitória estreita do “não” (pouco mais de 1% de diferença) mostra que ninguém votou “a favor da guerra”, mas sim “por um conceito de paz distinto”.