A guerra vence a paz na Colômbia

 Assim como os brasileiros, os colombianos foram às urnas neste domingo. O Plebiscito pela Paz buscou referendar o Acordo de Paz, firmado entre o governo e as Farc, através da votação popular. Porém, o resultado obtido significa a continuidade da guerra que dura 52 anos.

Juan Manuel Santos votando - Presidência da Colômbia

Sabia-se do risco de a direita aparelhar as grandes áreas urbanas e fomentar a campanha pelo “não”. Aparentemente o resultado mostra exatamente isso. Apenas 37% dos colombianos votaram e a maior parte deles, das grandes cidades. Ou seja, os camponeses despejados de suas terras, que são os mais prejudicados por esta guerra, sequer chegaram às urnas. (Veja o gráfico no final do texto: as cidades centrais marcadas em verde significam o não)

As urnas fecharam às 16 horas locais da Colômbia e por volta das 19h30 o resultado oficial foi divulgado: o “não” contabilizou 50,23% dos votos, contra 49,76% para o “sim”.

O Acordo de Paz definitivo foi assinado na última segunda-feira (26/9) pelo presidente do país, Juan Manuel Santos, e pelo comandante em chefe das Farc, Timoleón Jimenez. Apesar da grande conquista, com este resultado do plebiscito, não se sabe qual será o destino do país.

Veja o gráfico interativo com o resultado das eleições (em espanhol):

Create pie charts