Jandira anuncia apoio à candidatura de Freixo no segundo turno

Antes mesmo de terminar a apuração das eleições municipais de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, a candidata do PCdoB, Jandira Feghali, falou da emoção de participar da campanha e deu declarações de apoio ao candidato Marcelo Freixo, do PSol, no segundo turno. Ela falou do seu posicionamento, ao vivo, pelas redes sociais.

Jandira Feghali

Com 99% das urnas apuradas no Rio, o bispo Marcelo Crivella (PRB) obteve 27,78% dos votos, enquanto o professor Marcelo Freixo obteve 18,26%.

Em vídeo, Jandira anunciou o apoio ao candidato que “representa a luta contra o golpe e contra o retrocesso civilizatório” e falou da unidade política da esquerda para derrotar o retrocesso nos direitos. “Vamos no segundo turno com Marcelo Freixo”, destacou a deputada.

Jandira Feghali reafirmou seu compromisso formalizado antes da campanha, de unidade da esquerda no segundo turno. Em junho deste ano, por iniciativa da deputada comunista, os três candidatos do campo de esquerda no Rio – Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Freixo (PSol) e Alessandro Molon (Rede) – se reuniram e definiram ações até então inéditas nas eleições. Eles selaram a unidade das forças progressistas, em torno do candidato que passasse para o segundo turno, para derrotar o campo conservador e contra o retrocesso.

Jandira – que obteve 101,122 mil votos e ficou em sétimo lugar na disputa deste domingo (2) – comentou ainda sobre o comportamento dos eleitores cariocas que, em sua maioria, acabaram seguindo o voto útil, após a divulgação de pesquisas de intenção de voto que apontavam a liderança de Crivella na disputa à Prefeitura do Rio. Ela se manifestou sobre a expressiva votação das forças conservadoras.

Segundo Jandira, a luta contra o golpe e contra o atraso deverá ser o foco neste momento. “A eleição passará desta fase e a unidade política deve prevalecer diante do retrocesso civilizatório”. De acordo com a candidata, o intuito é buscar a unidade. “Esse voto conservador que teve maioria deve ser derrotado não apenas no segundo turno, mas na política, no Brasil. Estamos juntos, com apoio incondicional ao Marcelo Freixo”, afirmou.

Assista abaixo o vídeo com o seu pronunciamento: