Olinda deve ter segundo turno nas eleições após 16 anos

As eleições em Olinda (PE) devem ter segundo turno, o que aconteceu pela última vez na eleição de 2000. Na época, a então deputada estadual Luciana Santos (PCdoB) tornou-se a primeira prefeita comunista do Brasil no segundo turno, vencendo a peemedebista Jacilda Urquisa. 

Olinda deve ter segundo turno nas eleições após 16 anos - Reprodução do Facebook

Na atual eleição em Olinda, a expectativa é que Luciana Santos vai novamente levar a disputa para o segundo turno. Desta vez ela concorre com outros 10 candidatos que disputam o Executivo na cidade.

“A Prefeitura mais importante do PCdoB é a de Olinda pela importância econômica, cultural – incluindo aí o Carnaval e o fato de ser uma cidade patrimônio da humanidade – e um colégio eleitoral grande”, analisa o coordenador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Michel Zaidan.

Olinda é administrada pelo PCdoB há 16 anos. Luciana Santos esteve à frente do Executivo de 2000 a 2008, conseguindo eleger o seu sucessor, Renildo Calheiros, que está acabando seu segundo mandato. “É provável que ocorra uma polarização entre Luciana Santos e Antônio Campos no segundo turno”, diz Zaidan, referindo-se ao candidato do PSB, irmão do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Em 2012, o PCdoB elegeu mais de 60 prefeitos e as cidades mais importantes foram Olinda, Aracaju (Sergipe), Juazeiro (Bahia), Contagem (Minas Gerais) e Belford Roxo (Rio de Janeiro). No atual pleito, o partido está disputando quatro capitais com chance de reeleição em Aracaju. Em Olinda, a candidata do PCdoB também tem chance de se eleger.

“Nesta eleição, estamos com 40% de candidatos a mais do que em 2012”, defende o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, que faz parte da direção do PCdoB. Para ele, Renildo foi o prefeito que fez mais obras estruturadoras na cidade.