Maranhão: O maior projeto eleitoral do PCdoB

O prestígio e força do primeiro governador comunista eleito na história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), fez com que o estado do Maranhão conquistasse o maior projeto eleitoral da legenda nestas eleições municipais.

Poção de Pedras

O influência política e o êxito do mandato do governador Flávio Dino resultou em um maior alcance eleitoral do partido no estado, com 105 candidatos a prefeitos (o que representa 15,49% dos candidatos em todo o estado), 60 vice-prefeitos, destacados nas 14 das 30 maiores cidades do estado, sem contar as coligações do campo “Flávio Dino”.

Além disso, o PCdoB reserva a condição de ser o partido com maior número de filiados em todo o estado e aguarda com muita expectativa a vitória em grande parte dos municípios em que disputa a prefeitura e às vagas nas câmaras de vereadores.

De acordo com os dados divulgados pelo jornal O Imparcial, no total de candidaturas registradas, os comunistas vêm com o maior número de nomes que concorrem nestas eleições, são 1562 candidaturas, o que representa 8,86% do total de candidatos no estado. Para se ter uma ideia, o PDT é o segundo maior partido com candidaturas, são 1.062 nomes, ou 6,62% dos postulantes. O terceiro partido, o PSDB, tem 1.049 nomes (5,95%) em disputa.

Do PCdoB, são 1399 candidatos a vereador no estado, o que representa 8,58% do quantitativo geral. O PDT lançou 954 (5,85%); o PSDB 924 (5,67%) e o PMDB 860 (5,28%).

De longe, a campanha eleitoral no Maranhão é a mais entusiasmada. O segundo maior estado da região Nordeste do Brasil e o oitavo maior estado do Brasil tem mais de 4 milhões e 612 mil eleitores, distribuídos em 217 municípios, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, os maranhenses representam 3, 148% dos eleitores brasileiros.

A chamada “onda 65” percorreu em pouco mais de dois meses de campanha, a maioria dos espaços de disputa. Para os comunistas, o êxito nas eleições municipais abonaria uma parceria mais efetiva entre governo do Maranhão e prefeituras, garantindo mais desenvolvimento para todos os maranhenses e em todos os municípios do estado.

Combate à violência 

Entretanto, nem tudo são flores no Maranhão, derrotar mais de 50 anos de oligarquia no Estado em tão pouco tempo não tem sido fácil, e o governador do Maranhão tenta implantar medidas que garantam a liberdade do voto, a paz na campanha eleitoral e principalmente no dia da votação.

Nas redes sociais, Flávio Dino vem disponibilizando informações sobre as ações de segurança pública e lamenta que “interesses eleitorais se juntem objetivamente ao crime organizado”.

Em uma postagem nas redes sociais ele ressalta: “Tenho reiterado ao sistema de segurança a orientação de garantir autoridade da lei, em relação a qualquer tipo de crime. Não vamos aceitar que facções criminosas imponham sua vontade”. 

Mais conciso sobre as eleições, o governador queixou dos ataques violentos ocorridos no estado por facções que atearam fogo em ônibus e escolas nesta quinta-feira (29). “Lamento profundamente que pessoas queiram ganhar eleições impondo pânico e danos à população.”

Após os ataques, Flávio Dino anunciou que “diante da súbita mobilização de facções criminosas visando tumultuar as eleições em São Luís, solicitei forças federais para a Ilha. A atuação conjunta da nossa Polícia com as forças federais vai assegurar o que as pessoas responsáveis desejam: uma eleição em PAZ”.

Flávio Dino também lembrou que “a violência política está diretamente associada ao vale-tudo institucional e à busca desesperada do controle privado de cofres públicos. Não são disputas de projetos políticos, mas sim a luta por cofres públicos como fonte de enriquecimento pessoal. Se no passado tivessem tido vontade e coragem de enfrentar facções criminosas, elas não teriam crescido tanto. Mas estamos corrigindo isso”.