Em São Paulo o PCdoB espera obter avanços qualitativos

Em conversa com o Portal Vermelho, André Bezerra, secretário estadual de organização do PCdoB em São Paulo e membro da direção nacional , falou da expectativa do partido nas eleições municipais do próximo domingo, 2 de outubro.

Fernando Haddad

Ele diz que a expectativa é de obter um avanço qualitativo no desempenho eleitoral do partido, embora modesto, procurando reeleger, eleger e/ou ampliar o número de vereadores em grandes cidades, como São Paulo (capital), Jundiaí, Guarulhos, Campinas, Osasco, cidades do grande ABC (São Bernardo, Mauá, Diadema), Sorocaba, Santos, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Taubaté, Suzano, Sumaré , Americana, entre outras. E também nos médios e pequenos municípios do Estado onde o partido é mais consolidado ou em crescimento. No geral o resultado deverá ser parecido com o de 2012.

No estado de São Paulo o partido tem cerca de 1,5 mil candidatos em quase 260 municípios onde está organizado.

Na disputa de prefeituras, o PCdoB concorre em 14 cidades sendo que quatro delas são em municípios que poderão ter segundo turno, como Guarujá, onde Sidnei Aranha tem um bom desempenho, e em Santos, Piracicaba e Ribeirão Preto e uma, com mais de 100 mil habitantes, que é o município de Cotia. Os comunistas apresentaram ainda 21 candidatos a vice-prefeito no estado em cidades tais como Botucatu, São Caetano do Sul, Jaú, Campos do Jordão, Taboão da Serra, Cajamar, Boituva, São Roque e Lins.

Destaque importante para duas candidaturas de mulheres à Prefeitura nos municípios de Santos com Carina Vitral, atual presidenta da UNE, que tem se mostrado como grande liderança e revelação política na região, e em Andradina, com Tamiko.

"O empenho da direção estadual, da militância e lideranças estaduais do partido em todo o estado é total no sentido de somar esforços para eleger uma boa bancada de vereadores, prefeitos e vices e aumentar o protagonismo do PCdoB, que é um desafio diante do momento político vivido pelo país", disse Bezerra.

Na cidade de São Paulo, o PCdoB apoia Fernando Haddad, do PT, para a prefeitura. O partido lançou mais de 80 candidatos à Câmara dos Vereadores onde pretende, no mínimo, manter sua representação, hoje ocupada pelo vereador Jamil Murad.