Comunistas disputam eleições em 65 municípios em Santa Catarina

As eleições municipais de 2016 são marcadas pelo crescimento significativo dos comunistas na disputa em Santa Catarina. No total, serão 198 candidatos em 65 municípios, com destaque para a capital Florianópolis, Blumenal, Chapecó, Erval Velho e Ouro Verde, onde o PCdoB concorre à prefeitura.

Angela Albino - Divulgação de campanha

Em Florianópolis, a líder de chapa é a deputada Angela Albino que tem como vice o petista Gabriel Kazapi. A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação de pesquisas eleitorais na capital. Os últimos resultados foram apresentados em meados do mês de agosto. À época, o PCdoB estava entre as quatro principais forças políticas da cidade.

Já em Blumenau a disputa figura entre os candidatos do PSD e PSDB. O representante do PCdoB, Arnaldo Zimmermenn, aparece em quinto lugar na pesquisa mais recente, divulgada pelo Grupo Ric/Instituto Mapa.

Ao lado de Zimmermenn está o advogado João Luiz Bernardes, também do PCdoB, a coligação conta com outros sete partidos: Psol, PSDC, PEN, MN, Rede Sol e PHS.

Em Chapecó o deputado comunista Cesar Valduga divide a chapa com o professor Gilberto Luiz Agnolin do PMDB. A coligação “Chapecó de novos tempos” tem 17 candidatos do PCdoB à Câmara Municipal.

Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pela RicTV, Valduga apareceu em terceiro lugar com 14% das intenções de voto, atrás apenas dos candidatos do PSB e PT.

Em Erval Velho, Claudenir Bordin divide a coligação com a petista Rita Coelho. Já em Ouro Verde, quem concorre ao executivo municipal è Valduir Melo, ao lado de Sidimar Santos, do PRB.

Dos 198 candidatos comunistas, 131 são homens e 67 mulheres. Além dos cinco municípios onde o partido integra a disputa pelo executivo, em outros três conta com candidatos à vice-prefeitura.