Aracaju pode voltar a ser a capital da melhor qualidade de vida

Os quase 400 mil eleitores de Aracaju comparecerão às urnas no próximo domingo, 2 de outubro, para escolher entre sete candidatos à prefeitura. Duas mulheres, dois ex-prefeitos, um vereador e um deputado federal entram na disputa pelo executivo da capital sergipana. O atual prefeito também tenta reeleição.

Edvaldo Nogueira em ato de lançamento da candidatura - Foto: José Gilton/TV Sergipe

Os sete candidatos à prefeitura de Aracaju são: Dr. Emerson (Rede); Edvaldo Nogueira (PCdoB); João Alves (DEM); João Tarantella (PMN); Sônia Meire (Psol); Valadares Filho (PSB); Vera Lúcia (PSTU).

Recentes pesquisas de opinião apontam o primeiro lugar na disputa para o candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB), que já foi prefeito da cidade. A sua candidatura representa a possibilidade de derrotar a candidatura à reeleição do prefeito atual, João Alves (DEM).

Perfil

Edvaldo estudou medicina, trabalhou no Hospital Cirurgia na equipe de cardiologista e começou sua carreira política no movimento estudantil. Foi eleito vereador da capital por dois mandatos e agora disputa novamente o cargo de prefeito na capital sergipana pela coligação “Pra Aracaju ter qualidade de vida”.

Ele construiu uma frente ampla, composta por oito partidos (PCdoB /PT/ PSD / PRP / PMDB / PTdoB / PTN / PRB). Na vaga para vice-prefeita da chapa está a fotógrafa Eliane Aquino, do PT.

Edvaldo foi vice-prefeito, por dois mandatos seguidos tendo à frente o prefeito Marcelo Déda (PT) – em 2000 e 2004. Com a renúncia de Marcelo Déda, para disputar o governo do estado, Edvaldo assumiu a prefeitura. Em 2008, ele foi reeleito prefeito. Administrou a cidade de março de 2006 a dezembro de 2012.

Ao Portal Vermelho, Edvaldo Nogueira comentou sobre o projeto político do PCdoB à capital de Sergipe. Para ele, o desenvolvimento da cidade que ostentava os melhores índices de qualidade de vida foi ceifado pela atual administração de João Alves. "Hoje há um movimento para derrotar o projeto liderado pelo DEM que tem dificultado a vida do povo".

O candidato à reeleição foi governador do estado de Sergipe durante três mandatos. João Alves foi apontado como um dos envolvidos no esquema de superfaturamento de obras do PAC, investigado pela Polícia Federal, em 2007, durante a Operação Navalha. O atual prefeito e candidato é réu acusado de peculato e corrupção passiva. Jailton Santana (PSDB) é o candidato a vice-prefeito na chapa.

Para Edvaldo, foi preciso "construir uma frente ampla" em torno de uma candidatura que retome o progresso, o desenvolvimento e a qualidade de vida do povo”, afirmou. “Derrotar o projeto que tem dificultado a vida do povo e fazer Aracaju retomar o caminho do desenvolvimento” é o principal objetivo da chapa.

Apoio

O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), é um grande apoiador da candidatura de Edvaldo Nogueira (PCdoB) para a prefeitura de Aracaju. Ele esteve presente no ato de lançamento da campanha em agosto deste ano. (foto principal)

Segundo o jornal, Folha de S.Paulo, a capital sergipana é a única do país em que PT e PMDB dividirão a mesma chapa. “Mesmo filiado ao PMDB, o governador Jackson Barreto posicionou-se contra o impeachment de Dilma e tem feito críticas ao governo Temer”, lembra o periódico.

Capital de Sergipe

Com 161 anos completados em março deste ano, Aracaju foi pensada com planejamento urbano. É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro e a cidade que tem a população com hábitos mais saudáveis do país. A cidade tem ciclovias e uma grande orla no centro da cidade. Além da rica cultura, das festas populares, da gastronomia, a bela cidade abriga praias lindíssimas no seu extenso litoral.

Estimativas de 2016 apontam que pouco mais de 641 mil pessoas moram na cidade e estão distribuídas em 181,8 km².

De acordo com os dados de 2010,Aracaju tem o maior eleitorado de Sergipe, com cerca de 380 mil eleitores. Por isso, se um candidato não atingir a maioria dos votos válidos, de acordo com a legislação brasileira, haverá segundo turno na eleição para prefeito da cidade em 30 de outubro.

Debate entre candidatos

Na noite desta quinta-feira (29) a Rede Globo realiza debate entre os candidatos à prefeitura em Aracaju. O encontro será realizado no prédio da TV Sergipe e será transmitido pela emissora e também pelo G1 logo após às 22 horas.

O debate reúne os candidatos registrados para o pleito de 2 de outubro e que têm representação na Câmara Federal. O atual prefeito, João Alves (DEM), já avisou que não comparecerá no debate e alegou incompatibilidade de agendas.