Defesa de Lula pede investigação de presentes de FHC e Collor

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (27), apontou seletividade no tratamento dado sobre os documentos e presentes recebidos por Lula quando presidente da República e pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que também faça auditoria sobre documentos e presentes recebidos por outros mandatários, que exerceram seus cargos antes de Lula e Dilma Rousseff.

Zanin Martins

O advogado Cristiano Zanin argumentou que a fiscalização sobre os objetos levados do Planalto por Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Fernando Collor de Mello, também devem ter o mesmo tratamento dado ao ex-presidente Lula. Os presentes são alvo da investigação de da Operação Lava Jato, de Sérgio Moro.

A auditoria sobre os presentes foi motivada por uma solicitação do Congresso – a pedido do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), ferrenho opositor do PT -, na qual já constava o período que iniciava em 2003 a 2016.

Além disso, este ano o TCU mudou os critérios de classificação dos respectivos presentes. Com isso, numa inspeção no Planalto, o TCU apontou falhas no processo para classificar objetos que deveriam compor o acervo privado dos ex-presidentes e aqueles que deveriam ser incorporados ao patrimônio da Presidência da República.