Temer liberou, diz Barros flagrado fazendo campanha em agenda oficial

Resolução da Comissão de Ética Pública da Presidência proíbe aos ministros fazer promessa cujo cumprimento dependa do cargo, prejudicar o exercício de suas funções e recorrer a evento oficial para viajar com propósito eleitoral. Mas no governo golpista, o cumprimento da lei é de acordo com os interesses de quem governa. Isso porque o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-RR), participou de eventos eleitorais em dias de agenda oficial e fez promessas ao lado de candidatos a prefeito no Paraná.

Ricardo-Barros - Agência Brasil

Reportagem da Folha flagrou Barros em Colorado (PR), dizendo que Temer o havia pedido para “não fazer campanha” durante o impeachment, para não “incomodar os senadores”., mas agora, com o golpe consumado, estava liberado.

"Mas agora [Temer] liberou a gente e eu vim correndo para falar com vocês", disse Barros durante o evento e ainda postou o vídeo em sua página nas redes sociais.

Embora a agenda oficial do ministro na sexta (23) anunciasse apenas uma visita a um hospital em Apucarana (PR), uma enxurrada de vídeos e fotos nas redes sociais mostram uma intensa participação em eventos eleitorais não divulgadas pelo ministério. Barros esteve em Floraí ao lado da candidata a vice-prefeita Edna Contin (PP). Há fotos da dupla entrando em uma farmácia para pedir votos.

Gravações feitas pelas campanhas mostram que Barros prometeu construir um hospital em Marialva, com o candidato Victor Martini (PP); transformar em referência o hospital de Foz do Iguaçu, com o candidato Chico Brasileiro (PSD); ainda e levar mais recursos, "como ministro, com mais facilidade", para Peabiru, na campanha de Wilson Carvalho (PP). As datas das duas últimas gravações não aparecem nos vídeos.