Bancários completam 21 dias em greve e cobram retomada das negociações

Após 21 dias de greve, os bancários continuam firmes na disposição de conquistar aumento real de salários. Nem a intransigência dos bancos tem tirado a motivação da categoria. Mesmo diante da tentativa dos patrões de enfraquecer a mobilização da categoria, a greve paralisou 13.385 agências e 40 centros administrativos. O número representa 57% das agências de todo o Brasil. 

21 dias de grev dos bancários - Portal CTB

Nesta segunda-feira (26), o Comando Nacional dos Bancários volta a se reunir em São Paulo, para discutir estratégias para forçar a Fenaban a retomar as negociações, com a apresentação de uma proposta de acordo digna, que contemple aumento real de salários, garantia de emprego e melhores condições de trabalho.

 
“A hora é de manter a calma e o foco na manutenção da greve, que já é uma das maiores da história da categoria. Os bancos estão aproveitando o momento político, com um governo golpista, para tentar retirar direitos dos bancários, retomando a política de abonos da era FHC, mas não vamos aceitar. Vamos continuar na luta, pois só ela garante a nossa vitória!”, afirmou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que viaja para São Paulo na segunda-feira (26), para a reunião do Comando Nacional.
 
A pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, mas a Fenaban não apresentou proposta decente, que contemple as reivindicações dos trabalhadores. Já foram oito rodadas de negociação sem sucesso. Mesmo após recordes diários de agências e locais de trabalho paralisados, os bancos insistem em se manter em silêncio, diante das demandas dos bancários, preferindo o uso de práticas antissindicais para tentar desestruturar o movimento grevista.
 
O presidente do Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região, Luiz Angelo Coan, critica que a postura dos bancos, de se recusar a negociar com a categoria e prolongar a paralisação nacional, é irresponsável com funcionários e clientes. “A categoria está aberta ao diálogo, mas as empresas precisam oferecer uma proposta digna e não ignorar nossas demandas. A greve chegou nesta segunda-feira ao 21º dia e, desde 15 de setembro, os representantes dos bancos têm se negado a negociar. A categoria está à disposição para se reunir com a Fenaban e agora cabe aos bancos chamarem para uma nova rodada”, afirma.
 
Em Chapecó, os bancários realizam ato público nesta terça-feira (27), a partir das 16h, em frente à agência do Bradesco, na avenida Getúlio Vargas, esquina com a Marechal Bormann.