Petroleiros repudiam precarização de direitos e indicam greve

Os petroleiros estão rejeitando massivamente a proposta apresentada pela Petrobrás, que congela a tabela salarial, altera a jornada de trabalho com redução de salário e reduz direitos conquistados, como a remuneração das horas extras e o auxílio alimentação. As assembleias já foram concluídas na Bahia e em Pernambuco/Paraíba e estão sendo finalizadas nas demais bases da FUP. Trabalhadores também se manifestam pela greve.

Petroleiros fazem plenária nacional para debater desmonte da Petrobras

Durante as assembleias, os petroleiros também estão aprovando por ampla maioria os indicativos de estado de greve e de assembleia permanente, bem como a “Operação Para Pedro”, que consiste no cumprimento rigoroso de todos os itens de segurança operacional e denúncia de quem descumprir ou assediar os trabalhadores. A mobilização dará o pontapé na construção de uma greve nacional, que exigirá novas estratégias de luta da categoria.

Com a adesão de quase 20 mil petroleiros nos dois últimos PIDVs e a saída desses trabalhadores sem reposição das vagas, a categoria está ainda mais exposta a acidentes. A “Operação Para Pedro”, mais do que uma mobilização, é uma necessidade de preservação da vida e precisa do engajamento de todo os trabalhadores.

Reunião com a Petrobrás na quinta

Em resposta à cobrança da FUP, feita sexta-feira, 23, a Petrobrás concordou com a reunião solicitada e confirmou para o dia 29, às 14 horas, a próxima rodada de negociação do Termo Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017.

Além de cobrar uma nova proposta econômica e resposta para as pendências do ACT, a FUP quer um posicionamento da empresa sobre o Termo de Ciência e Responsabilidade que foi apresentado pelas direções sindicais na última reunião, cobrando o cumprimento na íntegra de todos os procedimentos de segurança previstos pelo Ministério do Trabalho e pela ANP, com a devida responsabilização dos gestores que assediarem ou incitarem os trabalhadores a descumpri-los.

Quadro Nacional das Assembleias

Bahia – as assembleias foram todas realizadas na quinta-feira passada, dia 22, quando 96% dos trabalhadores consultados aprovaram os indicativos da FUP.

PE/PB – as assembleias já foram concluídas e aprovaram por ampla maioria os indicativos da FUP: 272 votos a favor da rejeição da proposta da Petrobrás, 10 contra e 06 abstenções; 196 votos a favor do estado de greve e de assembleia permanente, 55 contra e 37 abstenções; 234 votos a favor da “Operação Para Pedro”, 21 contra e 33 abstenções.

Norte Fluminense – as plataformas e algumas bases de terra já concluíram as assembleias, que prosseguem até quarta-feira nas demais bases de terra. O resultado parcial é de 892 votos pela rejeição da proposta da empresa, 12 contra e 12 abstenções; 805 votos a favor do estado de greve, 75 contra e 35 abstenções; 853 votos a favor do estado de assembleia permanente, 43 contra, 19 abstenções; 784 votos a favor da “Operação Para Pedro”, 65 contra e 63 abstenções.

Duque de Caxias – nesta segunda, os trabalhadores do HA da Reduc e da Estação de Compressão do Vale do Paraíba rejeitaram por unanimidade a proposta da Petrobrás e aprovaram os indicativos da FUP. O resultado parcial é de 446 votos a favor dos indicativos da FUP, nenhum contrário e 09 abstenções. As assembleias prosseguem até quarta.

Espírito Santo – trabalhadores seguem rejeitando a proposta da Petrobrás e aprovando os demais indicativos da FUP. Assembleias serão concluídas nesta terça.

Minas Gerais – a primeira assembleia da Regap, realizada ontem, aprovou por unanimidade os indicativos da FUP. As assembleias prosseguem na terça e na quarta.

Rio Grande do Norte – trabalhadores seguem rejeitando a proposta da Petrobrás e aprovando os demais indicativos da FUP. Assembleias serão concluídas nesta terça.

São Paulo – as assembleias da Recap, dos escritórios e da maioria dos terminais já foram concluídas, com 99% de aprovação dos indicativos da FUP. Na Replan, a maioria das assembleias também já foi concluída e os trabalhadores seguem rejeitando a proposta da Petrobrás e aprovando estado de greve e a “Operação Para Pedro”. Um total de 674 petroleiros já participaram das votações. Assembleias serão concluídas na quarta.

Amazonas – os trabalhadores estão aprovando massivamente os indicativos da FUP. Até o momento, são 202 votos a favor, 02 contrários e 04 abstenções. As assembleias prosseguem até terça.

PR/SC – assembleias começaram no domingo, com ampla aprovação dos indicativos da FUP, e prosseguem até quarta.

Sindiquímica-PR – assembleias serão realizadas na terça.

Rio Grande do Sul – assembleias começaram nesta segunda, com 95% dos trabalhadores aprovando os indicativos da FUP. A consulta prossegue até quinta, 29.

CE/PI – as assembleias prosseguem até quinta, 29, e estão aprovando por unanimidade os indicativos da FUP.