Argentina inclui cinema na grade curricular infantil

Conhecida pela vasta produção cinematográfica, a Argentina inova uma vez mais e adiciona a disciplina de estudos de cinema na grade curricular infantil. Enquanto isso, no Brasil, o governo ilegítimo de Michel Temer propõe retirar do currículo escolar matérias fundamentais para o desenvolvimento humano.

Escolas vão ao cinema Argentina - Fundação Arcor

O projeto de incluir estudos de cinema na educação infantil é fruto de uma parceria entre os governos da Argentina e da França, outro país que também se destaca pela excelente produção audiovisual. O acordo foi firmado durante a visita oficial do presidente francês, François Hollande ao país sul-americano.

O programa intitulado Escola vai ao cinema tem o aval do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina (Incaa) e da agência de cinema francês CNC. O pacto resultou em um workshop de quatro dias que buscou maneiras viáveis de implementar o programa, que já existe na França.

A iniciativa, que já foi implementada em sete das 24 províncias argentinas, leva as crianças ao cinema e discute em sala os princípios básicos de análise cinematográfica.

De acordo com o presidente da Incaa, Alejandro Cacetta, o programa busca estreitar os laços entre a nova geração e a sétima arte. "As crianças vão muito pouco ao cinema, e, do que viram, poucos são os filmes argentinos. E os filmes que se assistem são normalmente vistos on-line" disse, na ocasião do lançamento oficial do projeto. "Nós fizemos um programa de longo prazo que esperamos intensificar ao longo do tempo para que se torne parte da política do governo."