Haroldo Lima: Debater mais, para esclarecer

Na reta final, a campanha eleitoral em Salvador precisa suprir deficiências da sua etapa inicial. Distinguir com nitidez as características das propostas em confronto é um dos objetivos a serem atingidos.

Deputada denuncia golpe machista e misógino contra presidenta Dilma - Ass. Dep. Alice Portugal

O financiamento empresarial das campanhas foi proibido e o financiamento público não foi posto em seu lugar. Ficaram parcos recursos. Como essas campanhas são curtas, a divulgação das opiniões e propostas dos candidatos ficou mais difícil. Em Salvador, este problema foi agravado com o candidato ACM Neto recusando-se a participar de debates na TV. Ficou mais difícil esclarecer questões polêmicas, mas fácil confundir e enganar.

A propaganda de ACM Neto refere-se, por exemplo, a Salvador como uma cidade alegre com o progresso e bem estar que ele trouxe, enquanto Alice Portugal e outros candidatos mostram-na cheia de problemas encobertos e mal-tratados. Diz Alice que o prefeito está maquiando a cidade em detrimento dos serviços prestados à população, especialmente a mais carente. Onde tratar dessas questões? Pelos debates nas TVs, era o esperado.

Algumas redes promovem esses eventos. Uma delas, a Bandeirantes, já aboliu o debate que faria em Salvador. Por que? Quem pediu?

A TVE-BA fez um debate nesta quinta-feira (22). ACM Neto não compareceu. A Record marcou outro para o dia 25 e de novo ele não irá. Circula ainda o rumor de que o debate na Globo, onde o ACM Neto iria, pode ser cancelado, por questões jurídicas… Será que ACM Neto receia não se sair bem em um debate com Alice? Ou será que ele não vê o que discutir?

A Folha de São Paulo acaba de divulgar um ranking de eficiência dos municípios, onde é medida a eficiência de 5.281 municípios, segundo os dados sobre educação, saúde e saneamento. Salvador ficou na posição 2.107, atrás de todas as capitais do Nordeste, exceto Maceió. Não seria o caso de se discutir por que 2.106 municípios são mais eficientes que a nossa capital? E de se tentar entender por que chegamos a situação tão deplorável?

A candidata em segundo lugar nas pesquisas, Alice Portugal, é prejudicada por não discutir esses temas para grande audiências. Mas, tem mais.

Os advogados do prefeito tem conseguido liminares espantosas, como a que proíbe que a candidata Alice fale em "golpe", ou "golpista", e trate de alguns temas, em seu programa de TV. É uma censura prévia inadmissível.

Num país que acabou de passar por um golpe, por que esconder do povo essa verdade? Por que não dizer que na Bahia, Alice Portugal esteve, o tempo todo, na linha de frente contra o golpe, e que ACM Neto o apoiou? O povo que decida. Quem achar que não houve golpe, que vote no candidato que pensa assim. Quem achar que houve golpe, que identifique os golpistas e não vote neles.