PC da Federação Russa é a segunda força política do país

A eleição parlamentar na Federação Russa efetuada no domingo (18) terminou com a vitória do situacionista Rússia Unida, com mais de 54% dos votos e 203 deputados eleitos pelo sistema proporcional. A segunda força política do país continua sendo o Partido Comunista da Federação Russa (PCFR).

Mulher deposita cédula em urna durante as eleições parlamentares na Rússia - DPA

Em segundo lugar ficou o Partido Comunista, que obteve 13,44% dos votos, com 42 cadeiras (35 por listas de partidos e sete por distritos)

Apesar da tranquilidade da votação, segundo a missão de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) houve irregularidades na apuração dos votos.

"Em geral, a jornada eleitoral se desenvolveu de maneira organizada, mas foram denunciadas várias irregularidades de procedimento durante a apuração dos votos", disse à agência AP Ilkka Kanerva, político finlandês, coordenador e chefe da missão de observadores.

Ao anunciar o resultado final das eleições, com 94 por cento dos votos apurados, a presidenta da Comissão Central Eleitoral, Ela Panfilova, confirmou que o RU totaliza 54,28 por cento dos votos (quase 26 milhões).

Panfilova assinalou que o Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), obteve 13,44% (cerca de 6,5 milhões de votos) e se consolidou como a segunda força na Duma Estatal (Câmara dos Deputados) e a primeira da oposição.

O Partido Liberal Democrata (LDPR) conquista 13,24% dos votos (6,322 milhões) e o Rússia Justa 6,17% (quase dois milhões e 350 mil).

Nestas eleições o país voltou a usar o sistema vigente até 2007, que estabelece a eleição de 225 deputados da Duma Estatal pelo sistema proporcional de partidos e outros 225 por listas que elegem um só deputado por circunscrição, por voto majoritário.

O RU obtém a vitória em 203 circunscrições de um só mandato, o PCFR e o RJ, sete cada um e o LDPR cinco. A isso se somam duas formações até agora fora da Duma, o partido Pátria e a Plataforma Cívica, com uma circunscrição cada um.

A presidenta da Comissão Eleitoral informou que um candidato independente venceu em uma das circunscrições de um só mandato.

Analistas locais consideram que o partido governante contará com uma sólida maioria absoluta de mais de 300 deputados na sétima legislatura do Parlamento russo.

A surpresa nas urnas foi o avanço do Partido dos Comunistas da Rússia, criado em 2013. O líder do PCFR, Guenadi Ziuganov, avalia que a nova legenda, que é uma cisão de suas fileiras, é uma tentativa de tirar votos do PCFR, com a criação de uma organização com lemas e símbolos parecidos.

O Comunistas da Rússia ganhou pelo menos 2,32% dos votos (mais de um milhão e 117 mil), muito acima de partidos com vários anos de existência, como o Iábloko (Maçã), que alcançou apenas dois pontos percentuais, e o direitista Partido do Desenvolvimento.