Luciana mantém liderança na corrida eleitoral em Olinda

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgou na última quinta-feira (15) o resultado da primeira pesquisa sobre as eleições em Olinda. Nela, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) aparece em primeiro lugar na intenção de voto dos olindenses, com 23%, seguida pelo advogado Antônio Campos (PSB) com 16% das intenções do eleitorado. Em terceiro lugar vem a candidata Izabel Urquiza (PSDB), que somou 15%. Os números se referem à pesquisa estimulada.

Luciana mantém liderança na corrida eleitoral em Olinda - Folha de Pernambuco

 Ainda na pesquisa estimulada, os três deputados estaduais que disputam a Prefeitura de Olinda aparecem na quarta, quinta e sexta colocação. Lupércio soma 10% de intenções de voto. Por sua vez, Teresa Leitão tem 3% e Ricardo Costa conta com 2%. Brancos e nulos somam 15%. Não sabem ou não responderam totalizam 14%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, tendo entrevistado 500 eleitores olindenses. A margem de erro é de 4,5%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é apresentado à relação dos candidatos, Luciana Santos conquista 18% das intenções de voto, seguida, novamente, de Antônio Campos, que tem 12% das intenções. Também neste caso, Izabel Urquiza vem em terceiro, com 11% da preferência do eleitorado.

Professor Lupércio alcança 7% na pesquisa espontânea, Teresa Leitão, 2%, e Ricardo Costa, 1%, mesmo percentual do candidatado Jesualdo (PSOL). Brancos e nulos representam 17% e os que não souberam ou não responderam, 31%.

Rejeição

A pesquisa também avaliou a percepção dos olindenses sobre a gestão do atual prefeito, Renildo Calheiros (PCdoB). Ao todo, 59% dos entrevistados consideraram a gestão como “péssima” e 16% como “ruim”. A administração de Calheiros é julgada como “regular” por 18% dos eleitores, enquanto 4% a classificam como “boa”. Os que não souberam ou não responderam somam 3%.

A quantidade de entrevistados que classificaram a gestão como “ótima” não foi suficiente para que a alternativa pontuasse. A pesquisa também aponta que 45% dos entrevistados não sabem que Renildo Calheiros apoia Luciana Santos.

Problemas

Também questionou aos entrevistados quais são os dois principais problemas da cidade. Ao todo, 73% dos olindenses citaram a questão da violência e da segurança pública como o que mais lhes preocupa. A saúde vem em segundo lugar, e é considerada um dos dois principais gargalos de Olinda, por 52% dos entrevistados, enquanto 15% elencam o esgoto e saneamento básico. O desemprego foi citado como um dos dois maiores problemas de Olinda por 13% dos pesquisados, enquanto que a educação foi lembrada por 11% deles. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-02259/2016.