Ponte Anselmo Dias: Homenagem a um líder popular.

Ponte Anselmo Dias: Homenagem a um líder popular. - Jarbas Santana.

No inicio dessa semana, a Prefeitura Municipal de Teresina inaugurou a ponte Anselmo Dias. A homenagem ao comunista e ex-vereador da capital piauiense foi o reconhecimento público, também pelo poder executivo municipal, da liderança e da luta de um cidadão que se dedicou à construção de uma vida digna para os teresinenses, em especial para aqueles que vivem na periferia da capital, enfentando as dificuldades próprias do crescimento desordenado das grandes cidades do Brasil.
Anselmo Dias, morto em 2014, foi dirigente estadual do PCdoB e militante do Partido desde o início dos anos 80. Anselmo iniciou sua militância no movimento estudantil e logo alargou sua atuação política para o movimento comunitário. Fundou a Associação de Moradores do Itararé, da qual foi presidente, e construiu as condições para ciação da Federação das Associações Moradores do Piauí, FAMEPI, sendo também seu principal dirigente. Sua atuação no movimento comunitário o levou à direção da CONAM.
Anselmo Dias dedicou parte importante de sua vida à luta pela moradia popular e pela melhoria das condições de vida da população da região sudeste de Teresina, em particular do bairro Itararé, onde viveu desde que chegou à capital do Piauí. Sua ação política na região do Grande Itararé o levou à Câmara Municipal de Teresina, onde exerceu dois mandadatos pelo PCdoB, em estreita relação com os movimentos populares. Seu mandato foi voltado para o desenvolvimento da região sudeste de Teresina, o que resultou na construção de obras e execução de ações que transformaram o Grande Itararé em uma região desenvolvida e próspera. A ponte, agora inaugurada, foi uma reivindicação antiga de Anselmo Dias, ainda na decada de 1990. Ao batizar a ponte com o nome de Anselmo Dias, a Prefeitura de Teresina presta uma justa homenagem ao lider comunitário, ao vereador comprometido com as causas populares, e ao cidadão que se indignou com as injustiças sociais. Anselmo vive!