A Leci Brandão: Parabéns, Cidadã Brasileira!

Nesta segunda-feira (12) Leci Brandão completa 72 anos de vida, a maior parte deles dedicados à música brasileira, à luta contra o preconceito e à defesa da democracia. Atualmente é deputada estadual pelo segundo mandato pelo Partido Comunista do Brasil de São Paulo. E é da tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e dos palcos do Brasil que ela, uma desbravadora, reafirma seu compromisso com a história das lutas populares do país.    

Por Railídia Carvalho

 

Leci Brandão - Drika Bourquim

Quem conhece a trajetória de Leci não se surpreende com a cumplicidade dela com São Paulo. Foi na paulicéia que ela gravou o primeiro LP pela gravadora paulista Marcus Pereira. Também em São Paulo participou do inesquecível programa Ensaio, na Tv Cultura, com mestre Cartola, em 1974. Na gravação, conta com o auxílio luxuosíssimo do compositor de mangueira no coro da composição “Deixa pra lá”.

Carioca de nascimento e paulistana de coração foi o título de matéria publicada no Portal Vermelho que colheu depoimento de Leci por ocasião dos 426 anos de São Paulo, neste 2016. Ela afirmou: “Aqui depois que conhece fica amigo. Tem essa coisa, preserva. Não é aquela coisa em passant encontrou na praia. Você marca pra almoçar, pra tomar um chope, a fazer uma comida na casa da pessoa. Nada na minha vida vai se comparar ao carinho, ao reconhecimento. As pessoas em são Paulo não tem vergonha de dizer que amam você”, elogiou Leci.
Assim também é Leci, que preservou suas raízes e abriu as portas da assembleia paulista para o povo do samba, o povo das tradições afro-brasileiras, os negros, as mulheres, a cultura popular. E é a crença na democracia – na qual ela teve papel decisivo nos anos 80 – que a faz ter a convicção de que o lado certo da luta é ao lado do povo.
O povo agradece, parabéns, Cidadão Brasileira!