Jogadores de futebol americano fortalecem protesto contra racismo

Os jogadores que realizaram os protestos têm sido vistos como aliados do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em inglês), cujos protestos aumentaram depois de vários assassinatos de negros desarmados por policiais nos Estados Unidos.

Jogadores do Miami Dolphins se ajoelham em protesto durante execução de hino nacional antes de partida pela NFL contra o Seattle Seahawks

O jogador do Kansas City Chiefs, Marcus Peters, ergueu o punho e vários jogadores do Miami Dolphins se ajoelharam durante a execução do hino nacional dos Estados Unidos no domingo (11), nos gestos mais recentes vistos na liga de futebol americano dos EUA (NFL) para chamar atenção para o crescente racismo no país.

Colin Kaepernick, quarterback reserva do 49ers de São Francisco, foi o primeiro a se manifestar contra o comportamento injusto e violento da polícia, se recusando a ficar de pé para ouvir o hino norte-americano durante jogos da pré-temporada, isso provocou os racistas do país.

Outros integrantes do time de Kansas, o Chiefs, uniram os braços durante a execução do hino, como fizeram atletas do Seattle Seahawks em uma partida em Miami.

Os jogos de domingo foram realizados no momento da passagem dos 15 anos dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA, e muitos times da NFL lembraram a tragédia com homenagens especiais.

Quatro jogadores do Miami Dolphins, Arian Foster, Jelani Jenkins, Michael Thomas e Kenny Stills, ficaram de joelhos no momento em que o hino do país foi tocado, antes do jogo contra o Seahawks. Do outro lado do campo, seus adversários, de pé, juntaram os braços.

Fotos publicadas na Internet pela revista Sports Illustrated mostraram Jurrell Casey, Wesley Woodyard e Jason McCourty, do Tennessee Titans, erguendo os punhos antes da partida contra o Minnesota Vikings, mas não ficou claro se as imagens foram feitas antes, durante ou depois da execução do hino.

Os representantes dos times evitaram falar à imprensa.

O gesto feito por Peters, jogador negro de 23 anos, no domingo, lembrou o gesto dos atletas negros Tommie Smith e John Carlos durante a cerimônia de entrega de medalhas dos Jogos Olímpicos da Cidade do México de 1968.

Os outros membros do Chiefs decidiram juntar os braços como sinal de solidariedade depois de debaterem o assunto em grupo.

Na abertura da temporada da NFL, realizada na quinta-feira, Brandon Marshall, linebacker do Denver Broncos, se ajoelhou durante a execução do hino dos EUA.

Os jogadores que realizaram os protestos apoiam o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em inglês), que tomou notoriedade por se protestar nas ruas contra os assassinatos de cidadãos negros desarmados por policiais em todo o país. Cerca de dois terços dos jogadores da NFL são negros.