Advogado denuncia reforma trabalhista de Temer na Globonews

Em entrevista à Globonews, o advogado Sergio Batalha deixou claro o que significa a reforma trabalhista pretendida pelo governo Temer. Para ele, pelo caráter impopular das medidas, a gestão não está dizendo o que de fato pretende fazer. Na prática, contudo, as mudanças que se delineiam irão retirar direitos dos trabalhadores para atender a interesses de parcela do empresariado. Como justificativa, usa-se um falacioso discurso da modernização e da geração de empregos.

sérgio batalha

"Me parece que o ministro não está dizendo tudo que ele quer. Há um clamor de uma parte do empresariado para a redução de direitos trabalhistas. Vamos ser objetivos: o que se quer é cortar custo de mão de obra, mas, pelo problema político que isso cria, não se diz claramente o que se quer", denunciou.

Ao responder uma indagação no programa, ele também desconstruiu a ideia de que a redução nos gastos com folha de pagamento ajudam a ampliar o número de empregados. "Não há nenhuma relação, porque o que cria emprego é produção econômica. Você não vai contratar um empregado a mais só porque está um pouco mais barato. Normalmente, este pequeno ganho marginal de mão de obra vai para lucro do empresário˜, apontou.

Ele alertou ainda para o fato de que flexibilizar a legislação – de maneira a privilegiar as negociações coletivas – diante de um quadro de baixa representatividade dos sindicatos, deve gerar uma série de desequilíbrios. "Isso que o governo está propondo vai criar um desequíbrio. Você pega um sindicato sem legitimidade e coloca para negociar qualquer direito do trabalhador. No Brasil de hoje seria uma catástrofe".

Confira abaixo: