Fotógrafos vendem fotos para repor equipamento quebrado pela PM 

Um grupo de fotógrafos realiza neste domingo (11) o "Varal Fotográfico contra a Violência Policial", uma feira de fotos impressas em frente ao Masp, na Avenida Paulista, das 10h às 14h. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o fotógrafo Vinicius Gomes, de 19 anos, que foi agredido pela Polícia Militar e teve seu equipamento destruído, durante o ato contra o presidente Michel Temer em 31 de agosto. Ele depende do equipamento para trabalhar.

Fotógrafos vendem fotos para repor equipamento quebrado pela PM paulista - Lost art

As impressões, em 20 cm x 30 cm, serão vendidas por R$ 30 cada. As imagens foram doadas por diversos fotógrafos. Além da feira de fotos, os profissionais montaram uma vaquinha colaborativa online. Para participar, acesse aqui: https://www.catarse.me/apoieamidianegra.

Vinicius foi detido durante o protesto com o fotógrafo William Oliveira, de 27 anos, que registrou a cena da agressão policial. Levou quatro pontos na cabeça, que foi aberta por golpes de cassetetes. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que os fotógrafos foram detidos por terem atirado garrafas e pedras na PM. Porém, vídeos e fotos do momento mostram que eles estavam parados na hora da abordagem.

O protesto teve como ponto de concentração a Avenida Paulista e tinha como intuito terminar na frente da redação do jornal Folha de S.Paulo, na região central de São Paulo. Os manifestantes que desciam a Rua da Consolação foram surpreendidos em frente à Universidade Presbiteriana Mackenzie pela tropa de choque da Polícia Militar, que começou a arremessar bombas de efeito moral e balas de borrachas.

Já próximos à Folha, alguns manifestantes e profissionais da imprensa que registravam o ato, entre eles Vinicius Gomes, foram agredidos por policiais. “Estava junto com os outros fotógrafos, quando o policial chegou e falou: 'É você!' Começaram a me dar porrada. Um policial jogou minha câmera no chão, vi a lente indo para um lado e o corpo (da câmera) para outro”, relatou o jovem .

Vinicius é negro e morador da periferia da cidade de São Paulo. “Imagine se cada jovem negro decidir ocupar os espaços que são deles por direito, se cada negro decidir ser fotógrafo e registrar o que nos acontece nas ruas?”, questionou.

Na mesma noite, a estudante Deborah Fabri perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingida por um estilhaço de uma bomba de efeito moral disparada pela Polícia Militar de São Paulo, durante forte repressão contra o ato.

“Se cada pessoa que passar por lá puder parar para dar uma olhada e se solidarizar com a causa, comprando uma foto, será uma forma de ajudar um profissional da imprensa a recuperar seu equipamento e a resistir à censura do Estado imposta pela força”, afirmou o fotógrafo William Oliveira.

Varal fotográfico contra a violência policial
Quando? Domingo (11/9), das 10h às 14h
Onde? Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1048490745249165/