IDEB: Ceará supera metas para Ensino Fundamental e lidera no Nordeste

O Ceará continua sendo destaque nacional quando o assunto é Educação. Quem confirma é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ferramenta do Ministério da Educação que avalia e dá notas às escolas públicas e privadas do país.

IDEB

O índice divulgado na última quinta-feira (08) aponta que, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o estado alcançou 5,9, enquanto a média nacional é 5,5 e a do Nordeste 4,8. A meta prevista era de 4,5. O resultado ultrapassa a meta de 2021 (5,4) e propicia a saída da 11ª posição no Brasil para a 5ª colocação. No Nordeste, o Ceará está em primeiro lugar.

Já nos anos finais (6º ao 9º ano), a meta era de 4,3 e o Ceará conquistou 4,8 pontos, e deixa o estado na quinta posição do País. Apesar de mais modesto, o número pode ser considerado positivo, já que é superior aos 4,5 da média nacional e aos 4 da região. Além disso, a nota do IDEB deste ano para a categoria supera a projeção para 2017 (4,6). Também nesta faixa de análise do índice, o Ceará foi o único do Nordeste que conseguiu superar a meta.

Com relação ao Ensino Médio, o estado está na 10ª posição em relação às demais unidades da Federação. A média de 2013 foi de 3,6, e em 2015, ficou em 3,7, a mesma pontuação do Brasil.

Mais

Ainda segundo o IDEB 2016, 77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará.

As 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental são cearenses. As escolas municipais Emílio Sendim (Sobral) e São Joaquim (Coreaú) lideram o ranking, com nota 9,8

Dos 184 municípios cearenses avaliados no quesito de anos iniciais (primeiros cinco anos do ensino fundamental), todos alcançaram a meta.

Sobre dados municipais, Sobral é a cidade com os melhores resultados, liderando o ranking nacional com nota 8,8, seguida por outro município cearense: Pires Ferreira, com 8,7. Entre os dez municípios do País com melhores notas, outras duas também são do Ceará: Deputado Irapuan Pinheiro (5º lugar, com 8,2) e Brejo Santo (6º lugar, com 8,1).